HomeDiagramsDatabaseMapsForum About

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Regiões Metropolitanas Mundiais

Reply

Thread Tools Display Modes

Old Posted Feb 1, 2025, 12:59 AM
oengenheiro oengenheiro is offline
Registered User

Fiação enterrada em Brasilia

Gente quando eu morei em Brasilia a uns 20 anos atras era raro ver fios expostos,
mas passei uns dias de férias em Brasilia recentemente e me espantei com a fiação,
bora apoiar o cumprimento dessa obrigação e bora fazer algum
barulho, vai que alguem no ministério publico resolver agir, pois Brasilia como é
tombada pela Unesco deveria preservar esse aspecto, o que claramente não tem
ocorrido.
Vejam:
https://www.youtube.com/watch?v=JXXt1lTl2uc
Reply With Quote

Old Posted Feb 1, 2025, 9:55 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP

Quote:
Originally Posted by oengenheiro View Post
Gente quando eu morei em Brasilia a uns 20 anos atras era raro ver fios expostos,
mas passei uns dias de férias em Brasilia recentemente e me espantei com a fiação,
barulho, vai que alguem no ministério publico resolver agir, pois Brasilia como é
ocorrido.
Vejam:
O problema que na área tombada, aos poucos estão eliminando.... pois mesmo a 20 anos atrás existia algumas áreas com postes. Como as quadras 900 na asa sul e na asa norte. Agora em áreas de invasão e depois regularização, como Vicente Pires, Arniqueiras continuam com a fiação. Apesar que.... não existe acredito eu nenhuma virgula no tombado que obrigue a fiação ser subterranea. Era igual, se fosse confiar no tombamento, nem deveria existir nenhuma ocupação fora do plano piloto, pois ele só teria que ter 500 mil habitantes. Lembrando, se fosse pegar a risca e sem eliminar nenhuma superquadra, que no caso, na asa norte, perdemos superquadras para criar o parque da asa norte. Não daria 500 mil habitantes.

Eu vejo um problema sim, é que as operadoras de midia se sentem na liberdade de instalar cabos nos postes de iluminação. Fosse apenas o da Neoenergia não veria problemas. Mas aqueles problemas de inteperes da natureza, ocorreria do mesmo modo se fosse subterraneo ainda mais com furtos de cabos por bandidos. Quem deveria ver algo a respeito seria a agência reguladora, mas a Anatel é bem benevolente com as operadoras de midia.
Reply With Quote

Old Posted Feb 1, 2025, 11:38 AM
fabiano's Avatar
fabiano fabiano is offline
Registered User

Sei que no Plano Piloto sempre existiu fiação aérea nas vias W5, L2, L3 e L4 Sul e Norte, além das vilas Telebrasília e Planalto.

A situação fora do Plano Piloto é caótica, inclusive, áreas recentemente planejadas, já deveriam ter sido construídas com fiação subterrânea, como Paranoá Parque, Itapoã Parque, Setor Total Ville e Jardins Mangueiral.

Nas demais áreas, as empresas de telefonia fazem o que querem, inclusive instalando fios em postes com fiação subterrânea, sem qualquer punição.
Reply With Quote

Old Posted Feb 1, 2025, 9:19 PM
LLAP

Quote:
Originally Posted by fabiano View Post
Sei que no Plano Piloto sempre existiu fiação aérea nas vias W5, L2, L3 e L4 Sul e Norte, além das vilas Telebrasília e Planalto.

A situação fora do Plano Piloto é caótica, inclusive, áreas recentemente planejadas, já deveriam ter sido construídas com fiação subterrânea, como Paranoá Parque, Itapoã Parque, Setor Total Ville e Jardins Mangueiral.

Nas demais áreas, as empresas de telefonia fazem o que querem, inclusive instalando fios em postes com fiação subterrânea, sem qualquer punição.
Não adianta, pois eles tem liminares que dão o direito de fazer isso. Mas com a nova norma das mudanças climáticas, COP30, todos serão obrigados a se adaptar. Nem faço ideia do montante a ser investido. Mas por um lado tem o melhor.

Acaba com os gatos, apesar que tem invasão que faz ligação direta com os postes com fiação aterrada. Se não me engano, no CCBB tinha uma invasão de catadores de lixo que fizeram esse tipo de gato e lá os postes não tem fiação aérea.
Reply With Quote

Old Posted Feb 3, 2025, 12:41 AM
fabiano's Avatar
fabiano fabiano is offline
Registered User

Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Não adianta, pois eles tem liminares que dão o direito de fazer isso. Mas com a nova norma das mudanças climáticas, COP30, todos serão obrigados a se adaptar. Nem faço ideia do montante a ser investido. Mas por um lado tem o melhor.

Acaba com os gatos, apesar que tem invasão que faz ligação direta com os postes com fiação aterrada. Se não me engano, no CCBB tinha uma invasão de catadores de lixo que fizeram esse tipo de gato e lá os postes não tem fiação aérea.
Se não me engano, as empresas de telefonia fazem isso por causa das limitações das tubulações, pois, hoje em dia são dezenas de empresa que prestam esse tipo de serviço. Por isso em regiões que possuem fiação aérea os fios de telefonia parecem uma teia de aranha. Antigamente era apenas a antiga Telebrasília (atual Oi) na maioria das regiões administrativas e em alguns casos, o cabo de TV a cabo. Hoje, nem sei numerar a quantidade de empresas de internet/telefonia fixa.

De toda forma, não justifica a bagunça que essas empresas fazem...
Reply With Quote

Old Posted Feb 3, 2025, 1:14 PM
yuri radd yuri radd is offline
Registered User

Quote:
Originally Posted by oengenheiro View Post
ocorrido.
Vejam:
Nos últimos anos eu tenho sentido esse aumento também. Um meio ordinário de resolver é fazer reclamações para a ouvidoria. Muita gente apontando o problema talvez resolva.
Reply With Quote

Old Posted Feb 5, 2025, 3:51 PM
walxer's Avatar
walxer walxer is offline
Registered User

Quote:
Originally Posted by fabiano View Post
Se não me engano, as empresas de telefonia fazem isso por causa das limitações das tubulações, pois, hoje em dia são dezenas de empresa que prestam esse tipo de serviço. Por isso em regiões que possuem fiação aérea os fios de telefonia parecem uma teia de aranha. Antigamente era apenas a antiga Telebrasília (atual Oi) na maioria das regiões administrativas e em alguns casos, o cabo de TV a cabo. Hoje, nem sei numerar a quantidade de empresas de internet/telefonia fixa.

De toda forma, não justifica a bagunça que essas empresas fazem...
tô morando na samambaia sul e é surreal a quantidade de cabos nos postes
são dezenas de empresas de telefonia/internet

Juntos num só ritmo

Diga sim ao cyberbullying
Reply With Quote

Old Posted Feb 5, 2025, 4:40 PM
LLAP

Imaginar que NY sofreu do mal e em 1888 aterros toda fiação elétrica. Aí tem um porém se fizer isso em Brasília sem as empresas de internet não participarem, vai continuar como esta. Não adianta neoenergia e CEB aterragem se as outras empresas não aterragem.... Brasília é atrasada até mo gasolina encanado em casas.
Reply With Quote

Old Posted Feb 5, 2025, 8:24 PM
LLAP

O Brasil está 2024 e não resolvemos nem 1% do problema....

Fonte: https://www.instagram.com/reel/DC7WgrHy__i/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Reply With Quote

Old Posted Feb 6, 2025, 5:41 PM
fortescue fortescue is offline
Registered User

Águas claras é um caos!!
E olha que Brasília tem o maior percentual no Brasil de rede enterrada.. Aparentemente, esse processo só tem sido feito no Noroeste atualmente!!
Reply With Quote

Old Posted Feb 6, 2025, 7:40 PM
LLAP

Quote:
Originally Posted by fortescue View Post
Águas claras é um caos!!
E olha que Brasília tem o maior percentual no Brasil de rede enterrada.. Aparentemente, esse processo só tem sido feito no Noroeste atualmente!!
O problema que, só a concessionária de eletricidade fazer isso e CEB e NeoEnergia e as empresas de telefonia e internet não fizeram vai continuar o mesmo caos.
Reply With Quote

End

Reply

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Regiões Metropolitanas Mundiais
Forum Jump

Forum Jump

All times are GMT. The time now is 10:31 PM.

SkyscraperPage.com - Privacy Statement - Top