HomeDiagramsDatabaseMapsForum About
     

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte


Reply

 
Thread Tools Display Modes
     
     
  #541  
Old Posted Jul 22, 2013, 6:45 AM
Felipe Caixeta Felipe Caixeta is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 41
O membro Leonardo de Paula do Fórum Contato Radar (CR) postou algumas imagens do dia 20/07.











Fonte: http://forum.contatoradar.com.br/ind...a/page__st__60
Reply With Quote
     
     
  #542  
Old Posted Jul 22, 2013, 7:00 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,496
Quote:
Originally Posted by Felipe Caixeta View Post
Mudanças no Pátio em breve... Conforme NOTAM/Suplemento AIP (DECEA)

Para efeito de comparação, a configuração atual:




E a que será adotada em Agosto/Setembro:





Link Original: http://ais.decea.gov.br/arquivos/sup...912A28E983.pdf
Pelo que entendi, essa mudança para receber aeronaves maiores com envergadura de 36 metros, ou seja, A380 e B777. Liberando o aeroporto para receber vôos intercontinentais...
Reply With Quote
     
     
  #543  
Old Posted Jul 22, 2013, 7:12 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,496
Quote:
Originally Posted by Felipe Caixeta View Post
O membro Leonardo de Paula do Fórum Contato Radar (CR) postou algumas imagens do dia 20/07.



Fonte: http://forum.contatoradar.com.br/ind...a/page__st__60
Aparenta que depois que tiraram aquela fachada de vidro, presumo que irão começar a duplicar o viaduto, e depois irão iniciar a construção do edificio garagem logo na frente, posso estar enganado. Mais penso que deva ser isso mesmo.

Last edited by pesquisadorbrazil; Jul 22, 2013 at 7:25 AM.
Reply With Quote
     
     
  #544  
Old Posted Jul 22, 2013, 12:58 PM
Felipe Caixeta Felipe Caixeta is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 41
Pesquisador,

Acho que ainda não. Pois tá bem apertado ali mesmo. Vão fechar a L4 e abrir a L5, que ficará reduzida de 36m pra 30m (Se não me recodo bem, não foi ali que o A330 da TAP levou um chega pra lá?).
Apesar, que a L6 e L7 podem receber aeronaves categoria E.

O 757-200 por exemplo vai ter que dar a volta pela L6 ou L7, pois pelo que vi no site da boeing o wing span dele é de 38 m.

As posições 30, 31 e 32 da lateral do Pier Sul me parecem que são extintas e ganham em igual número a 20, 21 e 22 de frente pro Pie Norte.

Quanto a fachada do aero estou com a mesma impressão, já devem aproveitar e trocar aquela cobertura e iniciar as ampliações por ali. Pelo menos do viaduto....

Vamos ter que esperar mais um pouquinho mesmo... Agora as obras tão a todo vapor.... Sucesso!
Reply With Quote
     
     
  #545  
Old Posted Jul 22, 2013, 1:37 PM
Paulotrr's Avatar
Paulotrr Paulotrr is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2012
Posts: 275
Quote:
Originally Posted by Felipe Caixeta View Post
...

Quanto a fachada do aero estou com a mesma impressão, já devem aproveitar e trocar aquela cobertura e iniciar as ampliações por ali. Pelo menos do viaduto....

Vamos ter que esperar mais um pouquinho mesmo... Agora as obras tão a todo vapor.... Sucesso!
Também concordo que a primeira ação na fachada consistirá no novo viaduto em paralelo com a alteração da cobertura ... Em seguida deverão executar o edifício garagem ... Cujo início provavelmente ficará para depois da Copa, pelo menos considerando a complexidade da intervenção ...

Agora, chama a atenção a rapidez do avanço do Pier Norte ... Há poucos dias atrás mal haviam cercado a área ...

Last edited by Paulotrr; Jul 22, 2013 at 1:50 PM.
Reply With Quote
     
     
  #546  
Old Posted Jul 22, 2013, 2:10 PM
Felipe Caixeta Felipe Caixeta is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 41
Agora a pouco via Página do Aero via Facebook!

Se alguém passar por lá, tirem fotos e compartilhem conosco. =)



Reply With Quote
     
     
  #547  
Old Posted Jul 22, 2013, 6:00 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,496
Então, ali na maquete mostra como o aeroporto ficará em 2014. Então, adeus satélite norte, para desespero do Sergio Parada. Detalhe. O projeto dele, acabou. E o terminal central não é de autoria dele.
Reply With Quote
     
     
  #548  
Old Posted Jul 22, 2013, 7:38 PM
Felipe Caixeta Felipe Caixeta is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 41
Não sei se vai dar tempo pra 2014 demolir o satélite e levantar o resto do pier. Isso no palpite mesmo, porém a obra está indo bem rápido, então quem sabe.

Acho que interessante seria construir o 2º viaduto logo para a nova pista..Alguém sabe como estão as movimentações por lá?
Outra coisa que tenho dúvida, quem é responsável pelos auxílios à navegação aérea do aeródromo (ALS, ALSF, ILS)? Seria a própria concessionária?
Até hoje não vejo o CAT II DA 11R-29L em pleno funcionamento, faltam as luzes de aproximação (postes do ALS), bem como as luzes de pista (centrais e de toque). Vi a meses atrás que houve um NOTAM de obras na cabeceira da pista 29L-11R para instalação de ALS. Lembro que nessa cabeceira já tem um ILS CAT I disponível.
Reply With Quote
     
     
  #549  
Old Posted Jul 22, 2013, 7:50 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,496
Eu não tenho certeza disso, mais sei que eles iriam implantar em todas as pistas até 2014.
Reply With Quote
     
     
  #550  
Old Posted Jul 23, 2013, 4:00 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,496
Imagem do viaduto de acesso ao terminal hoje.


Imagem do viaduto depois do retrofit.

Last edited by pesquisadorbrazil; May 18, 2017 at 5:35 AM.
Reply With Quote
     
     
  #551  
Old Posted Jul 23, 2013, 2:54 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,094
Anac reajusta tarifas aeroportuárias para Brasília



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou na edição de hoje (23) do Diário Oficial da União portaria que reajusta as tarifas aeroportuárias para o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. De acordo com a agência reguladora, os novos valores passarão a valer em 30 dias.

Foto: Agência Brasil

Com a alteração, a taxa de embarque em voos domésticos paga pelos passageiros passará de R$ 21,14 para R$ 22,55


Com a alteração, a taxa de embarque em voos domésticos paga pelos passageiros passará de R$ 21,14 para R$ 22,55, considerando a incidência do percentual de 35,9% relativo ao Adicional de Tarifa Aeroportuária (Ataero). No caso de voos internacionais, também considerando o Ataero, a tarifa passará de R$ 37,42, acrescida de US$ 18, para R$ 39,93, com acréscimo de US$ 18. Os US$ 18 são recolhidos ao Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), conforme previsto na Lei 9.825/99.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a taxa de embarque é paga pelos passageiros às empresas aéreas, no ato da venda da passagem, e repassada à administração do aeroporto para manutenção da infraestrutura e dos serviços.

A portaria também define as novas tarifas de pouso, conexão e permanência pagas pelas companhias aéreas ou pelos operadores da aeronave pela utilização da infraestrutura aeroportuária.

O reajuste tarifário do Aeroporto de Brasília tem como base a mesma metodologia de cálculo, valores e regras de vigência de outros dois aeroportos concedidos (Guarulhos e Viracopos) anunciado na semana passada. Para reajustar os valores, foi considerada a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulada nos últimos 12 meses, conforme previsto em contrato.









http://noticias.r7.com/distrito-fede...silia-23072013
__________________
Concordou? Comente! Gostou? Comente! Discordou? Comente! Deixe sua Opinião!

Cadastre-se e Comente!
Reply With Quote
     
     
  #552  
Old Posted Jul 23, 2013, 5:44 PM
Paulotrr's Avatar
Paulotrr Paulotrr is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2012
Posts: 275
Quote:
Originally Posted by Felipe Caixeta View Post
...
Acho que interessante seria construir o 2º viaduto logo para a nova pista..Alguém sabe como estão as movimentações por lá? ...
As obras do segundo viaduto também estão avançando. Passei por lá cerca de 10 dias atrás e havia áreas cercadas para fundações, bem como um desvio na pista em direção à base aérea. Pela forma como as fundações e cabeceiras estão em serviço, a impressão é que o viaduto será maior que o primeiro, confirmando assim a adequação para aeronaves do porte do A380.
Reply With Quote
     
     
  #553  
Old Posted Jul 23, 2013, 7:19 PM
Felipe Caixeta Felipe Caixeta is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 41
Quote:
Originally Posted by Paulotrr View Post
As obras do segundo viaduto também estão avançando. Passei por lá cerca de 10 dias atrás e havia áreas cercadas para fundações, bem como um desvio na pista em direção à base aérea. Pela forma como as fundações e cabeceiras estão em serviço, a impressão é que o viaduto será maior que o primeiro, confirmando assim a adequação para aeronaves do porte do A380.
Opa, muito bom então. Tomara que seja desta forma mesmo. Obrigado pelo retorno!
Reply With Quote
     
     
  #554  
Old Posted Jul 23, 2013, 7:58 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,496
Quote:
Originally Posted by Felipe Caixeta View Post
Opa, muito bom então. Tomara que seja desta forma mesmo. Obrigado pelo retorno!
Eu acho estranho, pois o que estava previsto, era o uso desses super aviões no Píer Norte. Então pelo visto, tanto o Píer Sul e Norte irão receber essas aeronaves.
Reply With Quote
     
     
  #555  
Old Posted Jul 23, 2013, 8:04 PM
Felipe Caixeta Felipe Caixeta is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 41
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Eu acho estranho, pois o que estava previsto, era o uso desses super aviões no Píer Norte. Então pelo visto, tanto o Píer Sul e Norte irão receber essas aeronaves.
Lembro de ver em alguns renders para as futuras expansões, alguns fingers heavy no pier sul/expansão do mesmo..Vou até dar uma olhada aqui... Posso até estar confundindo. Mas acho importante poder receber essas aeronaves por ambas as pistas.

Last edited by Felipe Caixeta; Jul 23, 2013 at 8:18 PM.
Reply With Quote
     
     
  #556  
Old Posted Jul 23, 2013, 8:14 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,496
Pela informação que obtive junto a Inframérica, esse edificio garagem será entregue sim, em 2014.


Sem falar, que para erguer a estrutura, será toda pré-moldada no próprio aeroporto. Então, presumo que a obra estará pronta em 180 dias.

Last edited by pesquisadorbrazil; May 18, 2017 at 5:35 AM.
Reply With Quote
     
     
  #557  
Old Posted Jul 23, 2013, 9:22 PM
Paulotrr's Avatar
Paulotrr Paulotrr is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2012
Posts: 275
Quote:
Originally Posted by Felipe Caixeta View Post
Lembro de ver em alguns renders para as futuras expansões, alguns fingers heavy no pier sul/expansão do mesmo..Vou até dar uma olhada aqui... Posso até estar confundindo. Mas acho importante poder receber essas aeronaves por ambas as pistas.

Os fragmentos de texto abaixo foram extraídos de um post daqui do forum colocado pelo Pesquisador no último dia 02 de julho:


JK a caminho de transformar-se em aeroporto inteligente
07/06/2013 | Notícia | Revista de Tecnologia Aeroportuária - Abril 2013

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek é uma frente ampla de obras nos espaços internos e externos, que avança sem causar desconforto entre usuários. Elas seguem caminhos planejados para transformá-lo, completamente automatizado, num aeroporto inteligente

(...)

Nesse caso sobressai a execução de um viaduto para a passagem de aeronaves, a exemplo dos dois viadutos construídos no Galeão, no Rio de Janeiro.

(...)

O viaduto do aeroporto de Brasília resulta de um projeto da Infraero, com adequação estrutural de responsabilidade da concessionária Inframérica e execução pela Helvix. Foi projetado para a carga de um avião A 380 e largura para categoria e da aviação civil, com envergadura da ordem de 60 m de asa.

(...)



Observando o local como está agora, a área cercada e a movimentação de terra, é possível deduzir que o viaduto novo será maior que o antigo. O principal ganho é a flexibilidade: aeronaves de maior porte podem taxiar livremente pelas duas pistas, não ficando limitadas a apenas uma delas ... ou seja, a operação do aeroporto não sofreria limitações, dependendo de qual pista estiver operando pousos ou decolagens.

Mudando um pouco de assunto, é impressão minha ou os renders mostram diferenças no projeto da cobertura do terminal ? Os renders mais antigos mostram a cobertura com final arredondado sobre a pista em frente ao desembarque ... enquanto renders mais novos deixam a entender que a cobertura seria mais retilínea, integrando-se de certa forma ao edifício garagem. Há alguma informação sobre isso ?
Reply With Quote
     
     
  #558  
Old Posted Jul 23, 2013, 11:08 PM
HLbsb's Avatar
HLbsb HLbsb is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 402
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Eu acho estranho, pois o que estava previsto, era o uso desses super aviões no Píer Norte. Então pelo visto, tanto o Píer Sul e Norte irão receber essas aeronaves.
As posições adequadas não importam. Ambas as pistas devem estar capacitadas já que, como forma de otimizar, enquanto uma opera com pousos a outra opera com decolagens. Assim, os classe F, quando vierem, terão e poderão usar as duas pistas, apesar de suas posições serem (aparentemente) na extremidade norte do aeroporto...
Reply With Quote
     
     
  #559  
Old Posted Jul 24, 2013, 2:54 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,496
Só tem um problema, com um A380 taxiando sobre as pontes, a pista irá ficar PARADA só para o avião taxiar. Bem diferente da pista velha, aonde não tem ponte, então o A380 poderá taxiar sem problemas de deixar os aviões menores esperando a boa vontade do piloto do mega avião.

E como em todas as imagens, os A380 irão operar no aeroporto num primeiro momento (2014-2016), apenas no Píer Norte. Aí depois de 2016, quando o outro terminal estiver pronto, o avião irá operar no Píer Sul.
Reply With Quote
     
     
  #560  
Old Posted Jul 24, 2013, 11:11 AM
HLbsb's Avatar
HLbsb HLbsb is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 402


Logo, a ponte deve estar adequada... Além disso, não vai ser comum ver super jumbos por aqui antes de 2016
Reply With Quote
     
     
This discussion thread continues

Use the page links to the lower-right to go to the next page for additional posts
 
 
Reply

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte
Forum Jump



Forum Jump


All times are GMT. The time now is 2:28 AM.

     
SkyscraperPage.com - Archive - Privacy Statement - Top

Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2024, vBulletin Solutions, Inc.