View Single Post
  #91  
Old Posted Dec 8, 2011, 1:08 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is online now
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,090
Igreja mais antiga do DF pode desabar


Estado da igreja fundada em 1810 preocupa os moradores de Planaltina. Autoridade afirma que "tudo que está em pé pode cair"


Mesmo tombada pelo patrimônio histórico do DF em 1982, a Igreja de São Sebastião, localizada em Planaltina - DF, está esquecida pelas autoridades. A comunidade se preocupa com a grande quantidade de rachaduras das paredes. A igreja foi construída por escravos em 1810 e ainda hoje é usada para casamentos, velórios e cerimônias religiosas.

Recentemente escoras de madeira foram fixadas para tentar segurar a estrutura. Até mesmo a estátua que representa Jesus Cristo está com uma rachadura em um dos braços esperando por uma restauração. Os banheiros acumulam mofo e a madeira está corroída por cupins. Até a placa com o nome da igreja está destruída.




A redação do Alô entrou em contato com o Administrador de Planaltina, Nilvan Pereira de Vasconcellos que não descartou o risco de desabamento: "Tudo que está em pé pode cair”,declarou. Segundo o administrador, a Novacap vai realizar um estudo ainda essa semana ara verificar a estrutura, e que providências estão sendo tomadas. “Com uma estrutura de madeira que foi colocada as rachaduras e o declínio das paredes está diminuindo. Há uma verba de R$80 mil para uma reforma, o que é insuficiente para as melhorias que pretendemos realizar, afirmou.

O grupo Amigos do Centro Histórico, comunidade fundada em 2007, luta pela reforma e preservação do centro histórico de Planaltina. A cidade, com 152 anos, preserva vários prédios e casarões do século 19, mas os problemas de estrutura estão em todos os monumentos antigos da cidade.

Simone Macedo, presidente do Amigos do Centro Histórico, relata os problemas da “Igrejinha” “Há algum tempo a igreja começou a apresentar rachaduras que vem aumentando a cada dia. Fizeram um escoramento que está sustentando a madeira, mas a parte de adobe (tijolo de barro ) pode desabar, pois a estrutura é antiga e não tem sustentação”, afirma. Engenheiros do GDF avaliaram a situação da Igrejinha e constataram que o local precisa de reformas urgentes.

Um tronco que servia de punição para os escravos serem chicoteados foi incendiado por alguém da comunidade que não sabia da importância histórica. O local ainda possuía as marcas de chicotadas.


A população lamenta a destruição





A Igrejinha fica no Setor Tradicional da cidade, e faz parte da infância dos moradores. É o caso de Natalia Valarini (27) moradora da cidade:“Eu moro aqui desde 1993 e desde criança e frequentava a Igrejinha. Já assisti muitas apresentações de orquestras no local. Infelizmente toda essa história está sendo abandonada. Eu acho que é patrimônio muito bonito, é único, eu quero daqui há alguns anos chegar aqui e mostrar toda essa história pros meus filhos”, completa.

Moradores e turistas são atraídos tanto pela beleza e história como pela religião. Léo Ricardo (23) joga bola nos fins de semana em uma quadra de futsal ao lado da igreja, e acompanha a história do abandono do monumento. “Já faz 13 anos que moro em Planaltina, e a população sempre reclama da estrutura, então nos preocupamos frequentemente com a situação da Igrejinha que está inserida no contexto histórico de Planaltina. Mas parece que essa preocupação não é a mesma das autoridades. Caso não se faça nada será uma grande perda para a história do Distrito Federal e de Planaltina”.





http://www.alo.com.br/noticias/ultim...Noticia=149787
Reply With Quote