View Single Post
  #1010  
Old Posted Dec 16, 2014, 1:55 PM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Quote:
Originally Posted by sxsp View Post
Não tem qualquer cabimento aumentar o gabarito das 500, 700 e outros. Se está tudo travado, imagina mais lojas, mais salas comerciais, mais kits na cidade simplesmente para dar mais lucro para algumas pessoas em detrimento da cidade.
Acho que esse Frederico muito insano, é verdade sim que a W3 era para abastecer a cidade com hortifrutis e criação de pequenos animais, e as 500 era para ser um setor de abastecimento. Só que a dinâmica que aconteceu não foi essa, faltou os urbanistas terem pensado que uma capital iria atrair mais pessoas para ela, afinal o Brasil naquela época era ainda um país predominantemente rural em processo de urbanização.
Boa parte das famílias vieram do interior em busca de maior oportunidade que não fosse apenas São Paulo para virar um proletário fabril e foram se instalando em acampamentos, ou criando as verdadeiras favelas que foram desfeitas e que gerou vários núcleos urbanos. A maior parte dos brasilienses não são filhos da alta casta que conseguiu tudo no Plano Piloto, muitos começaram de baixo e hoje tem muito.
O conceito de favela utilizado por ele não existe, acho que ele deveria apenas dizer que existe improviso arquitetônico de mau gosto em algumas construções. Talvez ele não percebe que as cidades são orgânicas, Brasília é excelente por ter um planejamento macro, mas ele não engessa como muitos colocam. Não temos uma grande São Paulo, mas temos problemas parecidos como qualquer metrópole, com uma imensa conurbação. Nisso o planejamento não conseguiu conter o crescimento orgânico, os cinturões verdes (mal cuidados por sinal) estão sendo desfeito, logicamente afeta na qualidade de vida, por isso hoje precisa otimizar e aproveitar melhor certos espaços chamados de vazios verdes.
Meu amigo pare de achar que lucro é pecado.....

A W3 esta morrendo devido ao travamento do seu gabarito, nenhum projeto, reforma, ou VLT vai re-ativar o comercio na região se não houver mudança no projeto.

Vc acha que é bom para a cidade ter uma avenida comercial praticamente morta? Ocupada apenas por eventuais motéis disfarçados, igrejas picaretas e comércios de 3ª categoria?

Já sobre a historia das chácaras na W3 isso é viagem do Flósculo mesmo, não foi nem a dinâmica da cidade que mudou isso, como eu disse, isso só tinha lá no desenho do projeto do Lucio Costa para o concurso, depois na hora de detalhar o projeto isso já foi mudado.
Reply With Quote