View Single Post
  #237  
Old Posted Dec 12, 2012, 11:29 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,093
Último projeto de Oscar Niemeyer para Brasília vai sair do papel


Cessão de terreno para memorial foi aprovada no dia da morte do arquiteto Obra é uma homenagem a João Goulart, presidente deposto com golpe.


Preocupado com o desfecho de um importante projeto de sua autoria, o Memorial João Goulart, o arquiteto Oscar Niemeyer segredou ao secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira: gostaria de ver enfim cumprida o que ele chamou de “tarefa importante da minha vida”. Na manhã do dia 5 de dezembro, a cessão do terreno para a construção da obra foi enfim autorizada. Às 21h55, Niemeyer morreu.

A conversa de Hamilton com Niemeyer aconteceu em fevereiro de 2011, no escritório do arquiteto, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ali, foram feitos os últimos acertos para a execução do memorial, última obra do gênio da arquitetura aprovada para o eixo monumental de Brasília.

O G1 teve acesso a fotos e a imagens de um tour virtual (veja vídeo acima) pelo Memorial João Goulart, que terá uma peculiaridade: uma flecha vermelha onde estará inscrito: “1964”, referência ao ano do golpe militar que derrubou Jango da Presidência da República.

Foto: Reprodução

A nave principal do Memorial da Liberdade Presidente João Goulart que terá 1.760 metros quadrados

Sobre o projeto, Niemeyer escreveu uma “explicação necessária”: "Quem conhece a história de João Goulart, sabe como ele foi violentamente afastado de seu cargo com o golpe militar de 1964, que durante 20 anos pesou sobre nosso país. E isso eu procurei manter na minha arquitetura, da forma mais clara, com uma grande flecha vermelha a atingir a cúpula projetada."

O filho de Jango, João Vicente Goulart, disse que foram “sete anos de luta” para a viabilização do projeto. “Foi uma pressão política muito grande. Agora que temos o terreno, vamos partir para a captação de recursos para a obra”, afirmou.

João Vicente não sabe se conseguirá concluir o prédio até abril de 2014, quando se completam os 50 anos do golpe. Mas pede reflexão: “2014 não é só o ano da Copa do Mundo. Antes disso, temos que refletir sobre tudo o que aconteceu em 1964”.

Foto: Jéferson Paz/Divulgação

O secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira (à esq.), e Oscar Niemeyer, durante encontro no escritório do arquiteto, no Rio, em fereveiro de 2011

O Memorial da Liberdade Presidente João Goulart, orçado em cerca de R$ 15 milhões, ficará na Praça Municipal, no Eixo Monumental Leste de Brasília. A assinatura do convênio foi feita na sexta-feira (7), entre a Secretaria de Cultura do DF e o Instituto João Goulart, representado por João Vicente.

“Eu acho que, em um certo sentido, a assinatura que a Secretaria de Cultura deu aqui, na semana passada, foi uma homenagem. Não tinha sido planejada para coincidir. Esse é um processo longo, que veio pelos escaninhos da burocracia. Mas o fato é que houve essa coincidência”, afirmou o secretário Hamilton Pereira.






http://g1.globo.com/pop-arte/noticia...-do-papel.html
__________________
Concordou? Comente! Gostou? Comente! Discordou? Comente! Deixe sua Opinião!

Cadastre-se e Comente!
Reply With Quote