SkyscraperPage Forum

SkyscraperPage Forum (https://skyscraperpage.com/forum/index.php)
-   Regiões Metropolitanas Mundiais (https://skyscraperpage.com/forum/forumdisplay.php?f=688)
-   -   Arquitetura e Urbanismo no Distrito Federal - Movimentações do Setor (https://skyscraperpage.com/forum/showthread.php?t=193982)

Paulotrr Nov 7, 2014 11:13 AM

Quote:

Originally Posted by pesquisadorbrazil (Post 6792646)
Livro critica tombamento de Brasília e derruba eterno tabu de cidade “cartão postal”

...

Acho que já falei sobre isso em outro lugar ... mas para quem se interessar em conhecer as teorias mais atuais sobre ocupação e desenvolvimento urbano (e, por tabela, perceber o quanto Brasília vai na contramão das novas ideias que tem sido aplicadas), há um livro bastante interessante: "Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes", escrito pelo Prof. Carlos Leite da Universidade Mackenzie de SP. Uma leitura agradável que mostra claramente a necessidade da reciclagem de espaços urbanos. Fica a dica.

pesquisadorbrazil Nov 7, 2014 1:04 PM

O problema para reciclar cidade não planejadas é mais fácil do que reciclar cidades planejadas, ainda mais que tem 2 familias bringando por quem manda mais.

MAMUTE Nov 16, 2014 3:22 PM

Filha de Lucio Costa diz que pretende dar conselhos ao novo governo



Quando o assunto for urbanismo e preservação da capital, Maria Elisa Costa diz que fará tudo em nome do trabalho do pai


Embora o parentesco seja distante, é forte e longa a relação afetiva da família Rollemberg com a arquiteta Maria Elisa Costa, filha de Lucio Costa. O marido de Maria Elisa, o economista Eduardo Sobral, morto em 1982, era irmão de dona Teresa, mãe do governador eleito. Ou seja, a filha do inventor de Brasília é cunhada da mãe de Rollemberg. Na casa de dona Teresa, Maria Elisa era a “tia”. Criado na capital desde bebê, o próximo ocupante do Palácio do Buriti tem um histórico de incessante defesa da área tombada. A principal herdeira do projeto da nova capital está animada: acredita que o “sobrinho” não vai decepcioná-la: “Ele tem um amor visceral por Brasília, e isso é o melhor ponto de partida para dar conta do recado”.

Em entrevista ao Correio, Maria Elisa defende que o governador mande o projeto do PPCub (Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília) para “a lata do lixo”. E que faça “um planejamento sensato e inteligente, digno da capital do nosso país”. Sugere a criação de instrumentos legais de proteção ao Centro Histórico da Capital Federal, que compreenderia a área da Bacia do Paranoá, e a criação de um “conselho consultivo” para a proteção dessa área. Depois de eleito, Rodrigo Rollemberg ainda não procurou a tia. “Sempre que ele quiser, conversaremos com total liberdade.”


O governador eleito tem forte aproximação afetiva e familiar com a senhora. A senhora se sentirá à vontade para criticar

o governador caso ele não atenda às expectativas dos que defendem a preservação da área tombada?

Claro que me sentirei à vontade! Rodrigo sempre foi um defensor de Brasília — e agirá não só em relação à área tombada. Inclusive porque preservar Brasília significa preservar não apenas o Centro Histórico do Brasil, mas o Distrito Federal, ou seja, uma cidade com mais de 2 milhões de habitantes! Preservar Brasília é compreender que a preservação do bem tombado e a administração da capital em seu conjunto são indissociáveis.

Depois que Rollemberg foi eleito, a senhora conversou com ele sobre Brasília?
Ainda não nos encontramos, mas só de saber que Rodrigo chegou à 206 Sul com poucos meses, em 1960, e cresceu com a cidade... Me dá plena certeza de que ele tem um amor visceral por Brasília, e isso é o melhor ponto de partida para dar conta do recado. Sempre que ele quiser, conversaremos com total liberdade.

Sendo um governador eleito sem base de sustentação política, a senhora acredita que ele terá condições de
fazer valer as defesas de Brasília que fez quando era senador?


A tarefa de um governador de Brasília é uma função administrativa, muito mais do que política. Entretanto, há uma diferença importante entre um cargo parlamentar e um cargo executivo. O “produto final” do parlamentar é ter razão — é “de papel”; o do executivo é ter razão mais o resultado concreto — tem que ser “de carne e osso”.

Quais são as mais graves ameaças ao tombamento caso o PPCub venha a ser aprovado como está?

O PPCub, a meu ver, é um desastre completo, é uma colagem, um amálgama de interesses, que perdeu completamente o norte, ou seja, o sonho de consumo da especulação imobiliária.

Qual deveria ser a primeira medida do governador quantoao PPCub? E quanto à preservação do Plano Piloto?

Quanto ao PPCub, o melhor seria jogar na lata do lixo por decreto e começar de novo, pelo começo, um planejamento sensato e inteligente, digno da capital do nosso país. Quanto à preservação do Plano Piloto, creio que a primeira medida é considerar institucionalmente a Bacia do Paranoá como centro histórico da capital federal (delimitação geográfica, seus limites são inequívocos, não são “escritos”, estão no chão). A existência desse centro histórico, incluindo o entorno da área tombada, teria condições de assegurar — por meio de legislação inteligente de uso e ocupação do solo — a transição entre dois objetivos opostos, que necessariamente, em Brasília, tem que se dar as mãos: preservar o “gesto de origem” e administrar o crescimento da cidade de mais de dois milhões de habitantes!









http://www.correiobraziliense.com.br...-governo.shtml

pesquisadorbrazil Nov 16, 2014 8:12 PM

Se isso ele fazer, em breve teremos outro Impecheament, pois a elite quer mandar em Brasília, e dessa vez, com a cidade dividida literalmente vai se lascar filha de Lucio Costa. Ele pode até inventar abaixar a cabeça para filha de Lucio, mas vai ser uma tremenda derrota política para ele.

Jota Nov 16, 2014 11:58 PM

Eu só quero saber que cargo é esse? Filha do Lucio Costa?

É algum cargo administrativo? É alguma comenda? Agora conhecimento é hereditário? Quais são os trabalhos desta pessoa?

pesquisadorbrazil Nov 17, 2014 12:15 AM

Quote:

Originally Posted by Jota (Post 6809963)
Eu só quero saber que cargo é esse? Filha do Lucio Costa?

É algum cargo administrativo? É alguma comenda? Agora conhecimento é hereditário? Quais são os trabalhos desta pessoa?

Eu não sabia que direitos autorais passa de pai para filhos...:shrug:

Jota Nov 17, 2014 4:24 PM

Quote:

Originally Posted by pesquisadorbrazil (Post 6809988)
Eu não sabia que direitos autorais passa de pai para filhos...:shrug:

A meu ver não existe direito autoral de projeto de urbanismo.... uma vez entregue o projeto este passa a pertencer a seus usuarios.

Uma cidade não é um quadro pendurado na parede e urbanismo não é "arte", embora deva ser feito levando em conta a beleza estetica.

O maximo que considero em termos de direito autoral é a proibição da copia do projeto sem pagar ao projetista original, mas mesmo assim isso depende muito do contrato firmado.

O contrato pode estabelecer que os todos os direitos, inclusive de fazer copias pode passar a pertencer ao proprietário (no caso o Estado).

pesquisadorbrazil Nov 18, 2014 12:42 AM

Sem dúvida, mas para a UNESCO, não é bem assim que funciona.

Espartano_bsb Nov 18, 2014 12:46 PM

Esse tombamento só serve para manter a memória do Lúcio Costa. A cidade é uma merda para residentes e visitantes. Eterna dependência de carro. Quero ver quando o trânsito parar de vez o que os "experts" vão dizer...

Jota Nov 18, 2014 2:34 PM

Quote:

Originally Posted by pesquisadorbrazil (Post 6811319)
Sem dúvida, mas para a UNESCO, não é bem assim que funciona.

A UNESCO nada tem a ver com direito autoral, a questão dela é o tombamento. O Brasil pediu para tombar a cidade, a UNESCO só faz o seu papel de fiscalizar se o Brasil faz por merecer.

Jota Nov 18, 2014 2:37 PM

Quote:

Originally Posted by Espartano_bsb (Post 6811757)
Esse tombamento só serve para manter a memória do Lúcio Costa. A cidade é uma merda para residentes e visitantes. Eterna dependência de carro. Quero ver quando o trânsito parar de vez o que os "experts" vão dizer...

Não é bem assim, o tombamento já protegeu Brasília de uma serie de abusos. Imagina se não tivesse o tombamento e a CLDF pudesse alterar o planejamento urbano de Brasilia? O tombamento paralisou o desenho da cidade protegendo de coisas boas e ruins.

E a dependencia de carros em Brasília é devida a falta de investimentos em transporte publico.

sxsp Nov 18, 2014 2:47 PM

Quote:

Originally Posted by Espartano_bsb (Post 6811757)
Esse tombamento só serve para manter a memória do Lúcio Costa. A cidade é uma merda para residentes e visitantes. Eterna dependência de carro. Quero ver quando o trânsito parar de vez o que os "experts" vão dizer...

Se você acha Brasília uma merda imagine os outros lugares do Brasil.

Jota Nov 18, 2014 5:31 PM

Quote:

Originally Posted by sxsp (Post 6811874)
Se você acha Brasília uma merda imagine os outros lugares do Brasil.

Nesse ponto concordo.

Mesmo sendo critico de alguns aspectos do projeto de Brasília e de seus governos, eu não vi nenhuma outra cidade no Brasil que me desse vontade de sair daqui.

don_quito Nov 18, 2014 5:46 PM

Quote:

Originally Posted by Jota (Post 6812094)
Nesse ponto concordo.

Mesmo sendo critico de alguns aspectos do projeto de Brasília e de seus governos, eu não vi nenhuma outra cidade no Brasil que me desse vontade de sair daqui.

Eu sairia fácil de brasilia para outras cidades do brasil, porém para bairros bons, morando bem! Mas por diversos motivos ainda fico aqui.

pesquisadorbrazil Nov 18, 2014 8:53 PM

Eu acho estranho o povo com medo que o GDF alterasse a cidade, o grosso da cidade já está consolidado, portanto impossivel surgir um espigão dentro de uma superquadra. Agora, Oscar Niemeyer era simpatizante de liberar o gabarito das áreas centrais, algo como aberração para os pseudos protetores do tombamento. A prefeitura de São Paulo, para fazer obras importantes perto de um bem tombado, simples, DESTOMBOU o entorno para executar as obras. Fim do papo. O medo aqui em Brasília se passa com título da Unesco.

Aquele título que serve de papel higiênico e para inglês ver.

Espartano_bsb Nov 18, 2014 8:57 PM

Quote:

Originally Posted by Jota (Post 6811862)
Não é bem assim, o tombamento já protegeu Brasília de uma serie de abusos. Imagina se não tivesse o tombamento e a CLDF pudesse alterar o planejamento urbano de Brasilia? O tombamento paralisou o desenho da cidade protegendo de coisas boas e ruins.

E a dependencia de carros em Brasília é devida a falta de investimentos em transporte publico.

O tombamento pode ter protegido em parte a cidade de coisas boas e ruins, mas sou totalmente contra o tombamento de cidade jovens, com infraestrutura deficiente. Você sabe melhor do que eu que as cidades são organismos vivos, as necessidades da população exigem um certo dinamismo incompatível com o engessamento urbano.

Um exemplo: A decadência da W3. Quer ver uma coisa: tenta aumentar o gabarito das 500 da w3 sul para você ver o reboliço que vai acontecer... Eu não tenho dúvida que a parte comercial da w3 sul poderia ter um gabarito um pouco maior, como 4 a 6 andares, obedecendo alguns parâmetros técnicos. Isso poderia dar ou outra cara para a avenida. Poderia inclusive tirá-la da atual decadência econômica.

Sobre o transporte público, a culpa é do urbanismo modernista. Não tem cidade no mundo que consegue manter um transporte público de excelência com esse baixo índice de passageiro por km. Veja o caso da Barra da Tijuca (outro urbanismo modernista) por exemplo, onde o transporte público chega a ser pior do que o transporte de qualquer outra região do Rio de Janeiro.

Quote:

Originally Posted by sxsp (Post 6811874)
Se você acha Brasília uma merda imagine os outros lugares do Brasil.

Quote:

Originally Posted by Jota (Post 6812094)
Nesse ponto concordo.

Mesmo sendo critico de alguns aspectos do projeto de Brasília e de seus governos, eu não vi nenhuma outra cidade no Brasil que me desse vontade de sair daqui.

No Brasil temos muita merda mesmo. Difícil citar algum exemplo de cidade modelo.

Quote:

Originally Posted by don_quito (Post 6812126)
Eu sairia fácil de brasilia para outras cidades do brasil, porém para bairros bons, morando bem! Mas por diversos motivos ainda fico aqui.

Também sairia. Tudo depende da grana. Nas grandes cidades brasileiras temos alguns bairros que são ilhas cercadas pelo mar do caos e da pobreza. O exemplo clássico é a zona sul do Rio de Janeiro, uma ilha no meio do mar de favelas e violência.

pesquisadorbrazil Nov 19, 2014 11:13 AM

Concordo contigo, eu acho que antes de tombar, espere edificar todos os lotes e prover de infra-estrutura, depois pode colocar a cidade no congelador, ops, tombar.

MAMUTE Nov 22, 2014 12:47 PM

Projeto de estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministérios está parado e pode não sair do papel



Primeiro estudo diz que não construção não é possível sem dinheiro público

Divulgação / GDF
http://img.r7.com/images/2013/09/27/...nsions=460x305
O estacionamento vai ficar nas imediações do Congresso Nacional


Proposta do atual governo para resolver o problema do déficit de vagas para carros na área central de Brasília, a construção de um estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministérios para 10 mil vagas pode não sair do papel. A ideia do GDF era contratar uma empresa por meio de uma parceria público-privada.

A construtora faria o estacionamento e obteria lucro a partir do aluguel das vagas, mas o estudo inicial mostrou que o projeto não se sustenta financeiramente e que a inciativa privada teria que contar com aporte de recursos públicos, o que inviabiliza a construção.

— Nós temos que fazer uma nova análise da viabilidade econômica para saber como podemos fechar o projeto garantindo que seja uma parceria público – privada patrocinada, quando a empresa obtém o retorno dos recursos investidos por meio da obra em si. Por enquanto, a gente viu que não ela não é auto sustentável, afirma Márcio Galvão, secretário-executivo do Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas da Secretaria de Governo.

Segundo Galvão, o projeto será repassado à equipe do governador eleito, Rodrigo Rollemberg. A proposta de governo de Rollemberg prioriza o transporte público com integração total e bilhete único para diminuir o uso do carro, o que sinaliza que o projeto pode ser abandonado. Segundo a assessoria da equipe de transição, a proposta ainda não foi analisada.

O projeto prevê a construção de um prédio de 4 pavimentos com 10 mil vagas nas proximidades do Congresso Nacional a um custo médio de R$ 200 milhões. O objetivo é solucionar o problema da escassez de vagas para carros particulares no centro de Brasília.

A área concentra grande parte dos trabalhadores do Distrito Federal durante a semana. Nas ruas, os carros se espalham sobre calçadas, canteiros e tomam uma faixa da própria Esplanada dos Ministérios por falta de vagas.

A estimativa, segundo cálculos que conta os veículos parados em vagas irregulares, faltam 30 mil vagas de estacionamentoentre o Congresso Nacional, Setor Bancários Sul e Norte, Comercial Sul e Norte e Setor de Rádio e TV Sul.

Polêmica, a ideia chegou a ser apresentada ao Congresso Nacional e incluída no PPCUB (Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília), mas teve imediata repercussão negativa entre urbanistas do Distrito Federal. O urbanista e professor da Universidade de Brasília, Frederico Flósculo, se diz contrário ao projeto.

— Não faz nenhum sentido utilizar o espaço subsolo da Esplanada para estacionamento. Este projeto é péssimo. O ideal seria estender o metrô até o Congresso Nacional. Todo metrô do mundo passa em áreas de congestionamento.

O urbanista defende o uso do subsolo da Esplanada dos Ministérios, mas para a construção de um centro de uso público.

— Eu acho que a Esplanada merece ser incrementada e o subsolo pode ser utilizado para a construção de grandes auditórios para uso dos poderes da república, reuniões públicas, ministérios e como centro cultural da capital.












http://noticias.r7.com/distrito-fede...papel-22112014

pesquisadorbrazil Nov 22, 2014 2:28 PM

Uai não iria ser uma PPP?

Agarwaen Nov 22, 2014 7:24 PM

Se a PPP é inviável economicamente, então vai ser difícil tirar isso do papel. Se o GDF insistir em fazer com dinheiro próprio a resistência será muito grande.


All times are GMT. The time now is 1:47 PM.

Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2024, vBulletin Solutions, Inc.