HomeDiagramsDatabaseMapsForum About
     

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte


Reply

 
Thread Tools Display Modes
     
     
  #1541  
Old Posted Nov 27, 2019, 2:52 PM
fortescue fortescue is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2012
Posts: 351
Pelo visto, estação Estrada Parque só ano que vem!!
Huahauhau
Reply With Quote
     
     
  #1542  
Old Posted Nov 28, 2019, 1:13 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,453
Complicado, igual as estações do metrô na Asa Sul, inclusive falaram que a estação 106 sul seria inaugurada antes do Festival de Cinema no Cine Brasília. Até agora necas.
Reply With Quote
     
     
  #1543  
Old Posted Nov 28, 2019, 12:58 PM
fabiano's Avatar
fabiano fabiano is offline
Registered User
 
Join Date: May 2013
Location: Brasília
Posts: 3,109
É raro essas obras saírem no prazo previamente estabelecido.

Mas, tomara que todas essas estações em obras sejam inauguradas antes do aniversário de Brasília.
Reply With Quote
     
     
  #1544  
Old Posted Dec 1, 2019, 2:08 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,453
Parece que os chineses pularam fora da concessão do Metrô de Brasília....
Reply With Quote
     
     
  #1545  
Old Posted Dec 9, 2019, 1:50 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,453
Uma coisa que o GDF com a iniciativa privada poderiam tirar do papel, seria a ligação de Pirapora a Brasília e Formosa. Uma ferrovia que seria iniciada no governo JK que fora abandonada pelos governos depois dele. Assim não teríamos apenas uma ligação férrea, e poderia até surgir um novo setor perto de São Sebastião.

Fonte: http://doc.brazilia.jor.br/Ferrovia-...Brasilia.shtml
Reply With Quote
     
     
  #1546  
Old Posted Dec 27, 2019, 10:10 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,090
GDF conclui projeto de expansão do Metrô para a Asa Norte


Estudos incluem outras duas estações em Ceilândia e duas em Samambaia. Previsão é investir R$ 681 milhões. Recursos virão do governo federal

Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) concluiu os projetos para expansão dos trilhos em Ceilândia e Samambaia, além da Asa Norte, que até hoje não tem estação. Agora, o GDF aguarda a liberação de recursos do governo federal.

A previsão é investir R$ 681,3 milhões nas obras. O valor inclui a construção de cinco estações: a Galeria do Trabalhador, na Asa Norte, duas em Ceilândia e duas em Samambaia.

O Metrô-DF transporta hoje 175 mil passageiros por dia, com uma linha total de 42,38 km de extensão. Com a expansão, serão 3,6 km a mais em Samambaia, o que deve tirar das ruas pelo menos 3 mil carros.

Em Ceilândia, a previsão é de mais 2,3 km de trilhos, aumentando o atendimento em 12 mil usuários e reduzindo 5 mil veículos individuais nas ruas do DF. A expansão da Asa Norte, contando somente a primeira estação das sete previstas, levaria 9 mil usuários por dia aos destinos.

Os estudos, modelagem e macrosimulação de demanda na área central de Brasília foram apresentados ao Metrô-DF em novembro deste ano pela Logit Engenharia.

A empresa foi contratada em 2016, por R$ 1,2 milhão, para fazer um estudo de mobilidade do DF. Desse valor, já foram pagos R$ 997 mil. Uma das soluções mais eficientes apontadas pela Logit para resolver o problema do transporte na capital é investir na malha metroviária da capital.

Governo federal
De acordo com o governador Ibaneis Rocha (MDB) a expansão faz parte das políticas de transporte público tocadas pelo GDF.

“Estive na semana passada com o ministro Gustavo Canuto (do Desenvolvimento Regional) e ele nos assegurou que vai liberar a expansão de Ceilândia e de Samambaia”, afirmou, em entrevista ao Metrópoles.

Segundo Ibaneis, é preciso pensar o Metrô a todo o momento. “Quero expandir para mais áreas de Taguatinga, Santa Maria, e ainda abranger Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Gama”, afirmou.

Até o fim do primeiro semestre de 2020, devem ser inauguradas estações que já estão em obras: as da 106 Sul e 110 Sul, no Plano Piloto, e a da Estrada Parque, entre Águas Claras e Taguatinga. Com a conclusão dessas obras, o Metrô espera transportar 200 mil passageiros por dia.









https://www.metropoles.com/distrito-...ra-a-asa-norte
__________________
Concordou? Comente! Gostou? Comente! Discordou? Comente! Deixe sua Opinião!

Cadastre-se e Comente!
Reply With Quote
     
     
  #1547  
Old Posted Dec 27, 2019, 12:00 PM
salengasss salengasss is offline
Registered User
 
Join Date: May 2011
Posts: 1,581
Tomara que tenhamos mais investimentos no Metrô!
Reply With Quote
     
     
  #1548  
Old Posted Dec 27, 2019, 12:35 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,453
Eu vi agora pouco na Record a entrevista do Secretário de Mobilidade.

Agora voltaram com a ideia de colocar o VLT no canteiro central da Avenida W3. Agora gostei foi da linha do metrô interbairros entre Santa Maria a Taguatinga.

Mas para ser viabilizada, o bairro do Catetinho tem que sair do papel.
Reply With Quote
     
     
  #1549  
Old Posted Dec 28, 2019, 12:48 AM
kaomidev's Avatar
kaomidev kaomidev is offline
José Rodrigo
 
Join Date: Mar 2019
Location: Brasilia
Posts: 91
Coisa boa seriam, além das sugeriadas, mais duas linhas do metrô. Seriam:
Recanto das Emas - SIA/SAAM. passando por, Riacho 1/2, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park shopping e SIA.
A segunda linha seria uma variante da segunda, mas de Candangolândia iria em direção a estação Asa Sul pra finalizar na Central.
Esse trecho aqui já define que é possível:
Quote:
“Quero expandir para mais áreas de Taguatinga, Santa Maria, e ainda abranger Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Gama”,
__________________
===== If you can dream it, you can do it =====
Reply With Quote
     
     
  #1550  
Old Posted Dec 30, 2019, 12:13 PM
fabiano's Avatar
fabiano fabiano is offline
Registered User
 
Join Date: May 2013
Location: Brasília
Posts: 3,109
Seria top de linha de saísse essa tão sonhada linha 2 e 3 do metrô.

Só pra relembrar as linhas 2 e 3 que já estavam previstas na implantação das regiões administrativas da década de 1980 e 1990:



Mas, sabe como é... O governador está prometendo muita coisa e não dá pra afirmar se de fato conseguiria tirar do papel. Se ele entregar 1/3 do que promete, a reeleição será garantida.
Reply With Quote
     
     
  #1551  
Old Posted Dec 31, 2019, 12:09 AM
MikeVonJ's Avatar
MikeVonJ MikeVonJ is offline
Am I bovvered?
 
Join Date: Sep 2011
Location: Brasilia
Posts: 540
Eu fico me segurando pra não ficar animado considerando todas as decepções que já tivemos com inúmeros projetos que nunca saem do papel.
Reply With Quote
     
     
  #1552  
Old Posted Dec 31, 2019, 12:56 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,453
Quote:
Originally Posted by MikeVonJ View Post
Eu fico me segurando pra não ficar animado considerando todas as decepções que já tivemos com inúmeros projetos que nunca saem do papel.
Eu digo a mesma coisa, se sair as estações novas da Asa Norte, Ceilândia, Samambaia e a última da Asa Sul, estaremos no lucro.
Reply With Quote
     
     
  #1553  
Old Posted Dec 31, 2019, 10:42 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,090
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Eu digo a mesma coisa, se sair as estações novas da Asa Norte, Ceilândia, Samambaia e a última da Asa Sul, estaremos no lucro.
É o que esperamos, se vim pelo menos um projeto de uma nova linha, seria muito bom
__________________
Concordou? Comente! Gostou? Comente! Discordou? Comente! Deixe sua Opinião!

Cadastre-se e Comente!
Reply With Quote
     
     
  #1554  
Old Posted Dec 31, 2019, 12:06 PM
fabiano's Avatar
fabiano fabiano is offline
Registered User
 
Join Date: May 2013
Location: Brasília
Posts: 3,109
E olha que essas linhas 2 e 3 do metrô seriam quase que exclusivamente em superfície, barateando bastante a obra e construção muito mais rápida.

Acho que os trechos mais complicados seriam os de Taguatinga e Ceilândia, por passarem por dentro da área urbana.
Reply With Quote
     
     
  #1555  
Old Posted Dec 31, 2019, 12:44 PM
BSB2008 BSB2008 is offline
Registered User
 
Join Date: Aug 2013
Posts: 78
Quote:
Originally Posted by fabiano View Post
E olha que essas linhas 2 e 3 do metrô seriam quase que exclusivamente em superfície, barateando bastante a obra e construção muito mais rápida.

Acho que os trechos mais complicados seriam os de Taguatinga e Ceilândia, por passarem por dentro da área urbana.
Essas linhas 2 e 3 de alguma forma até que continuam atuais, só que como VLT/TramTrain, de acordo com o PDTT. Então, dentro de Taguatinga/Ceilândia, ou de qualquer outra zona urbana, teríamos uma configuração à la W3 ou semelhante...

Mesmo tendo muito espaço disponível fora das áreas urbanas, qualquer solução com metrô "pesado" como o atual acaba sendo caro demais, por questões de incompatibilidade com cruzamentos em nível, raio mínimo que torna inviável a inserção urbana em nível, restrição de greide/rampa etc. Acho que o PDTT até que estudou umas linhas alternativas de metrô, mas acabou recomendando os VLTs/TramTrains mesmo.

Last edited by BSB2008; Dec 31, 2019 at 12:55 PM.
Reply With Quote
     
     
  #1556  
Old Posted Jan 2, 2020, 12:51 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,453
Na verdade não sabemos o que ficou, se VLT, se BRT ou se Metrô. Vamos aguardar a licitação ser definida.
Reply With Quote
     
     
  #1557  
Old Posted Jan 6, 2020, 7:43 PM
fortescue fortescue is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2012
Posts: 351
Passageiros reclamam de estrutura na Estação Estrada Parque
Novo ponto de embarque e desembarque do metrô começou a operar, em modo experimental, na manhã desta segunda-feira (6/1)

Começou a funcionar, na manhã desta segunda-feira (6/1), a estação de metrô Estrada Parque, localizada entre a Estação Concessionárias, em Águas Claras, e a Estação Praça do Relógio, no centro de Taguatinga.

O funcionamento ainda está em fase de testes para avaliação de operações como catracas, sistema de bilhetagem, paradas e abertura de portas, além dos sistemas de alto falantes e segurança. No entanto, passageiros já podem embarcar e desembarcar.

Para o profissional de Tecnologia da Informação Ubirajara Tanan, 54 anos, a estrutura do Entorno está aquém do necessário. Ele mora em um condomínio a cinco minutos de caminhada da nova estação e optou por embarcar no local para ir ao trabalho, no Setor Bancário Sul. "Está deixando muito a desejar. Só de olhar ali, o número de vagas de estacionamento, é um absurdo. Eu moro aqui na frente. Então, pra mim, é tranquilo. É só uma linha reta. Mas, para o pessoal que mora em ruas onde a distância é ruim para ir pra Estação Concessionárias, provavelmente achará pior ainda vir para cá. Eles têm que atravessar para o outro lado (da Estrada Parque), pegar o viaduto, para então, entrar aqui. Acho que falta muito de estrutura. Parece mais um canteiro de obras. Não lembra uma estação de metrô”, observou.

Moradora do Setor P Norte, em Ceilândia, Ana Machado, 53 anos, trabalha como babá, em Águas Claras. Ela, geralmente, desembarca na Estação Praça do Relógio e caminha por 15 minutos até o trabalho.

Com a primeira experiência, na Estação Estrada Parque, ela ainda avalia o que será mais interessante para sua ida ao serviço. “Se tivesse uma passagem mais próxima aqui, era mais rápido. Mas não tem. Tenho que contornar pela Estrada Parque para, depois, subir. É uma volta que poderia ser menor”, explica.

De acordo com a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF), ao menos 10 mil pessoas serão atendidas diariamente na nova estação, mas ainda não há previsão de inauguração oficial.

Ainda segundo o Metrô-DF, na área próxima, há cinco faculdades, além de um condomínio onde moram mais de 3 mil pessoas. No total, a obra custou cerca de R$ 2,4 milhões.

Fonte: Correio Braziliense
Reply With Quote
     
     
  #1558  
Old Posted Jan 7, 2020, 12:52 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,453
Novidade, reclamam de boca cheia, estão saindo de um local improvisado para um local com infraestrutura.
Reply With Quote
     
     
  #1559  
Old Posted Jan 7, 2020, 3:07 PM
MikeVonJ's Avatar
MikeVonJ MikeVonJ is offline
Am I bovvered?
 
Join Date: Sep 2011
Location: Brasilia
Posts: 540
Não vi nenhum fundamento nessas reclamações. A estação da Praça do Relógio, por exemplo, não tem estacionamento algum próximo e ninguém nunca reclamou. Descabida essa reportagem.
Reply With Quote
     
     
  #1560  
Old Posted Jan 7, 2020, 3:15 PM
fortescue fortescue is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2012
Posts: 351
Eu acho que são reclamações pertinentes.
O Metrô/GDF demorou quase 2 anos para concluir uma obra de R$ 2 milhões, sendo que a estação já estava quase pronta.. Poderiam ao menos construir a passarela de acesso logo e dar uma repaginada melhor no acesso à Águas Claras..
Em relação ao estacionamento, não entendi muito bem essa ideia, sendo que existe uma proposta de transformar o terreno e a estação em um empreendimento comercial!!
Reply With Quote
     
     
This discussion thread continues

Use the page links to the lower-right to go to the next page for additional posts
 
 
Reply

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte
Forum Jump



Forum Jump


All times are GMT. The time now is 8:46 PM.

     
SkyscraperPage.com - Archive - Privacy Statement - Top

Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2024, vBulletin Solutions, Inc.