HomeDiagramsDatabaseMapsForum About
     

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte


Reply

 
Thread Tools Display Modes
     
     
  #1421  
Old Posted Jan 23, 2019, 2:50 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,468
Quote:
Originally Posted by fabiano View Post
22km dá tranquilamente para englobar toda a W3 Norte/Sul até o Aeroporto.
É verdade, mas acho que não chega no Terminal Norte ou chega? Pois o projeto original do VLT, que teria um terminal em frente do Carrefour, que ali teria uma estação do metrô subterrânea. Agora se for esticar até o Terminal Norte, será que ali terá espaço futuramente para Metrô, BRT, ônibus e VLT? Ainda mais que acho que os terminais em Brasília são muito, digamos, acanhados.

Mas olhando no mapa que postei aqui, acho não chega no Terminal Norte não...


Acho que a obra em 2 anos é via PPP e 4 anos se fosse licitação do GDF. Agora eu fiquei pensando, o VLT vai ter que usar uma área para estocar os VLTs enquanto estão ociosos, e esses 2 km, deve ser embaixo da Ponte do Braguetto, uma área perfeita para isso, será que vai ser isso mesmo? Pois acho inviável, o VLT ir para o Terminal Norte, até mesmo porque, para ele fazer aquela manobra de curva... Vamos ver como vai ficar o projeto definitivo. O mesmo diz respeito até aquelas praças em frente do Brasília Shopping e Pátio Brasil, sei não, acho que não irão sair do papel mais. Até mesmo porque, teria de fazer um projeto gigantesco para dar fluxo ao povo. Pois de ônibus, desembarca poucas pessoas ao mesmo tempo, agora imagine um VLT desembarcando mil pessoas ao mesmo tempo, sem contar um número de pessoas que irão embarcar também..... Sei não.

Last edited by pesquisadorbrazil; Jan 23, 2019 at 3:06 PM.
Reply With Quote
     
     
  #1422  
Old Posted Jan 23, 2019, 4:41 PM
fortescue fortescue is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2012
Posts: 351
Quote:
Originally Posted by fabiano View Post
22km dá tranquilamente para englobar toda a W3 Norte/Sul até o Aeroporto.
Achei que a prioridade seria um possível VLT no Eixo Monumental...
Reply With Quote
     
     
  #1423  
Old Posted Jan 23, 2019, 7:56 PM
fabiano's Avatar
fabiano fabiano is offline
Registered User
 
Join Date: May 2013
Location: Brasília
Posts: 3,109
Quote:
Originally Posted by fortescue View Post
Achei que a prioridade seria um possível VLT no Eixo Monumental...
Pois é... Vai entender... Talvez tenha dado prioridade a essa linha para dar uma resposta à população, que na época deveria ter ficado pronta para a Copa do Mundo de 2014, só vejo isso como justificativa.

Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
É verdade, mas acho que não chega no Terminal Norte ou chega? Pois o projeto original do VLT, que teria um terminal em frente do Carrefour, que ali teria uma estação do metrô subterrânea. Agora se for esticar até o Terminal Norte, será que ali terá espaço futuramente para Metrô, BRT, ônibus e VLT? Ainda mais que acho que os terminais em Brasília são muito, digamos, acanhados.

Mas olhando no mapa que postei aqui, acho não chega no Terminal Norte não...


Acho que a obra em 2 anos é via PPP e 4 anos se fosse licitação do GDF. Agora eu fiquei pensando, o VLT vai ter que usar uma área para estocar os VLTs enquanto estão ociosos, e esses 2 km, deve ser embaixo da Ponte do Braguetto, uma área perfeita para isso, será que vai ser isso mesmo? Pois acho inviável, o VLT ir para o Terminal Norte, até mesmo porque, para ele fazer aquela manobra de curva... Vamos ver como vai ficar o projeto definitivo. O mesmo diz respeito até aquelas praças em frente do Brasília Shopping e Pátio Brasil, sei não, acho que não irão sair do papel mais. Até mesmo porque, teria de fazer um projeto gigantesco para dar fluxo ao povo. Pois de ônibus, desembarca poucas pessoas ao mesmo tempo, agora imagine um VLT desembarcando mil pessoas ao mesmo tempo, sem contar um número de pessoas que irão embarcar também..... Sei não.
Eu acho que esses 22km, devem estar levando em consideração os dois trilhos (ida e volta).
Reply With Quote
     
     
  #1424  
Old Posted Jan 23, 2019, 9:09 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,092
GDF lança edital para projetos do VLT entre Plano Piloto e Aeroporto

A empresa responsável pelos estudos deverá avaliar a retirada de circulação de todos os ônibus que trafegam na W3

O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou, nesta quarta-feira (23/1), o edital de chamamento de manifestação de interesse para a implantação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na via W3. O comunicado foi publicado no Diário Oficial do DF. Neste primeiro momento, a Secretaria de Transporte e Mobilidade solicita a apresentação de projetos, estudos, levantamentos ou investigações para a construção do novo modal.

O objetivo do governo é firmar uma parceria público-privada para viabilizar o empreendimento. O projeto deve levar em conta um sistema de transporte ligando os terminais da Asa Sul e da Asa Norte, passando pela W3 e chegando até o Aeroporto Internacional de Brasília.

Ao total, serão 22 km de linha, com alimentação elétrica – podendo ser utilizadas outras tecnologias. A empresa responsável pelos estudos deverá avaliar a retirada de circulação de todos os ônibus que trafegam na W3. Além disso, prever um sistema de circulação para bicicletas e pedestres entras as quadras 600 e 900.

De acordo com o edital, a operação e manutenção do VLT será feito por uma concessionária privada. “As pessoas jurídicas que pretendam apresentar projetos, estudos, levantamentos ou investigações, deverão apresentar requerimento junto à SEMOB, no prazo de até 15 dias úteis a partir da data da publicação deste edital”. Depois dessa data, elas precisarão apresentar suas propostas em até 120 dias corridos.

As empresas devem ter qualificação completa, com documentos que comprovem sua regularidade fiscal e trabalhista. Além disso, deverá demonstrar ter experiência na realização de projetos de PPPs e de VLTs.

Trilhos para outros destinos
A partir do fim de janeiro, o trem que ligará Brasília a Valparaíso (GO) vai funcionar em caráter experimental por 30 dias. Logo após esse período, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passará a operar em fase de testes durante seis meses, quando os passageiros poderão conhecer o trajeto e o novo tipo de transporte.

A estreia do novo trajeto só foi possível graças à linha férrea já existente, hoje exclusiva para o transporte de cargas, e que será adaptada para a condução de passageiros. Com 18 metros de comprimento por vagão, as três unidades terão capacidade de transportar até 600 pessoas por viagem. Internamente, há cadeiras fixas, alças de teto e ambiente climatizado. Embora consiga alcançar velocidade de até 76 km/h, a viagem não deve durar menos que uma hora e meia para transpor os 45 km de trilhos que separam Brasília e Valparaíso.

O projeto do GDF também prevê a construção de um VLT ligando a Avenida Hélio Prates ao Eixo Monumental. As informações estão contidas no Relatório do Governo de Transição 2019-2022, produzido pela equipe do governador Ibaneis Rocha (MDB) nos dois meses que sucederam as eleições.

No planejamento da equipe emedebista, há previsão de compra de 30 carros para transportar os usuários do sistema pelos 22 quilômetros que separam as duas regiões administrativas. O prazo para a execução das obras é de dois a quatro anos.



Moradores do Recanto das Emas também devem ficar atentos aos planos de Ibaneis para a mobilidade. O mesmo relatório sugere a construção de um VLT entre o Recanto das Emas e Taguatinga.

Neste caso, para vencer os cerca de 15 quilômetros, o Governo do Distrito Federal (GDF) prevê a compra de 22 carros do VLT. O empreendimento ficaria pronto, no máximo, até 2023, segundo as projeções.

Veja:



A proposta do grupo do primeiro escalão do novo governo é ressuscitar o VLT que liga o Aeroporto Juscelino Kubitschek à W3 Sul e à W3 Norte.

Veja:

Informações sobre traçado e valor das obras dos três projetos do VLT serão conhecidas ao longo da execução dos projetos, pois o relatório não prevê o custo das intervenções nem de onde viriam os recursos.

Promessas antigas
O projeto de Ibaneis para levar o VLT do Aeroporto JK à W3 Sul não é novo. Em 2012, a obra chegou a ser anunciada como uma das principais intervenções para a Copa do Mundo realizada em 2014, mas, após inúmeros questionamentos da Justiça e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), acabou retirada da Matriz de Responsabilidades do Mundial.

Somente o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pediu cinco vezes a anulação do contrato. O órgão entendeu existirem indícios de que um estudo de impacto ambiental não havia sido realizado, pois as obras previam a derrubada de árvores na W3.

Um ano antes, o então governador, Agnelo Queiroz (PT), chegou a anunciar que haveria nova licitação, mas o certame não avançou. O VLT foi orçado em R$ 1,5 bilhão, com percurso que ligaria o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek ao final da Asa Norte, em um trajeto de 22,6 quilômetros, além de 25 estações.






https://www.metropoles.com/distrito-...to-e-aeroporto
__________________
Concordou? Comente! Gostou? Comente! Discordou? Comente! Deixe sua Opinião!

Cadastre-se e Comente!
Reply With Quote
     
     
  #1425  
Old Posted Jan 23, 2019, 10:45 PM
BSB2008 BSB2008 is offline
Registered User
 
Join Date: Aug 2013
Posts: 78
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
É verdade, mas acho que não chega no Terminal Norte ou chega?
Chega sim.
Reply With Quote
     
     
  #1426  
Old Posted Jan 23, 2019, 10:47 PM
BSB2008 BSB2008 is offline
Registered User
 
Join Date: Aug 2013
Posts: 78
Quote:
Originally Posted by fabiano View Post

Eu acho que esses 22km, devem estar levando em consideração os dois trilhos (ida e volta).
Nope. É a distância entre o aeroporto e o TAN mesmo.
Reply With Quote
     
     
  #1427  
Old Posted Jan 23, 2019, 11:22 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,468
Quote:
Originally Posted by BSB2008 View Post
Chega sim.
O problema como irá chegar, isso que estou questionando, só se passar por detrás do Boulevard Shopping, pois pela frente não tem como passar, até mesmo porque, vai ter que fazer uma bela de uma curva para ir para o terminal norte.

A não ser que tenha um trecho subterrâneo, mas aí teremos outro problema, aonde vai passar o trecho subterrâneo do metrô na localidade.

Nos renders dos projeto de 2014, o VLT acabava justamente na frente do Boulevard Shopping...

E no subsolo existia uma estação do metrô, esse sim, que iria com túnel até o terminal norte, perto da EPIA.

Agora uma coisa é certa, a exigência será para tração elétrica para o VLT, nada mais sustentável do que o moda a diesel. Agora vamos torcer que todos os ramais do VLT sejam com a mesma bitola. Se for começar a misturar, não vai dar certo. E já vimos né.... O metrô daqui a bitola é de 1,600mm a do possível VLT do Entorno a bitola é de 1,000mm... E sabemos, se colocar a bitola de 1,6000 ou de 1,0000 vai encarecer, tem que colocar bitola internacional, assim reduz o custo, e claro os cofres públicos agradecem.
Reply With Quote
     
     
  #1428  
Old Posted Jan 23, 2019, 11:31 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,468
Quote:
Originally Posted by fortescue View Post
Achei que a prioridade seria um possível VLT no Eixo Monumental...
Acho que eles escolheram a melhor alternativa, pois, no terminal sul já existente as pessoas poderiam fazer baldeação com metrô e com ônibus em localidades aonde não terá VLT agora, e finalmente irão dar serventia para o terminal, pois assim, quem estiver vindo da Samambaia para o Cruzeiro, só pegar o metrô até o terminal sul, e de lá pegar um ônibus para o Cruzeiro...

Agora com relação a escolha também pesa o gigantesco investimento que será na cidade Aeroportuária do aeroporto JK, pois com certeza, os ônibus não darão conta do recado para o funcionamento 24 horas do lugar. Isso estou falando durante a construção. E depois vai piorar ainda mais com aumento do fluxo também.
Reply With Quote
     
     
  #1429  
Old Posted Jan 24, 2019, 2:03 AM
BSB2008 BSB2008 is offline
Registered User
 
Join Date: Aug 2013
Posts: 78
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
O problema como irá chegar, isso que estou questionando, só se passar por detrás do Boulevard Shopping, pois pela frente não tem como passar, até mesmo porque, vai ter que fazer uma bela de uma curva para ir para o terminal norte.
Uai, é só fazer uma curva direta da W3 Norte para o canteiro central da via STN (nõ precisa acompanhar o retorno mais na frente) e seguir no meio até perto da EPIA. Qual o problema? Você deve saber que VLT faz curva de 25m e até menos, não é? Essa curva lá perto do Boulevard Shopping até poderia ter um raio de mais de 50m (chutando)...

Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Agora uma coisa é certa, a exigência será para tração elétrica para o VLT, nada mais sustentável do que o moda a diesel. Agora vamos torcer que todos os ramais do VLT sejam com a mesma bitola. Se for começar a misturar, não vai dar certo. E já vimos né.... O metrô daqui a bitola é de 1,600mm a do possível VLT do Entorno a bitola é de 1,000mm... E sabemos, se colocar a bitola de 1,6000 ou de 1,0000 vai encarecer, tem que colocar bitola internacional, assim reduz o custo, e claro os cofres públicos agradecem.
É isso aí. Qualquer bitola fora de 1435mm seria um tiro no pé.
Reply With Quote
     
     
  #1430  
Old Posted Jan 24, 2019, 2:48 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,468
Quote:
Originally Posted by BSB2008 View Post
Uai, é só fazer uma curva direta da W3 Norte para o canteiro central da via STN (nõ precisa acompanhar o retorno mais na frente) e seguir no meio até perto da EPIA. Qual o problema? Você deve saber que VLT faz curva de 25m e até menos, não é? Essa curva lá perto do Boulevard Shopping até poderia ter um raio de mais de 50m (chutando)...



É isso aí. Qualquer bitola fora de 1435mm seria um tiro no pé.
Eu ainda estou procurando entender como se dará essa curva, lembrando..... São 2 trilhos, um trem vindo e outro indo....

Ainda estou pensando naquela coisa. Eles falam Setor Terminal Norte e não no Terminal Norte de Brasília.... Fique bem lembrado disso.

Agora duvida agora e esse VLT para Planaltina...

Agora nesse video aqui, só veremos um tunel em frente do Pátio Brasil, no Brasília Shopping não existira...


O único projeto que vi, que até se intitula Linha 4 do Metrô, na verdade seria isso aqui...

Reply With Quote
     
     
  #1431  
Old Posted Jan 24, 2019, 3:13 AM
BSB2008 BSB2008 is offline
Registered User
 
Join Date: Aug 2013
Posts: 78
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Eu ainda estou procurando entender como se dará essa curva, lembrando..... São 2 trilhos, um trem vindo e outro indo....
Sim, são 2 vias (4 trilhos). Eu imagino algo assim:


https://ibb.co/wNtZ8Ps

Nada demais...

Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Agora nesse video aqui, só veremos um tunel em frente do Pátio Brasil, no Brasília Shopping não existira...

Bem, esse vídeo deve ter uns 10 anos ou até mais... Também não sei se vão deixar as praças. Tomara que sim, com pelo menos os carros passando sob elas...

Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Agora duvida agora e esse VLT para Planaltina... O único projeto que vi, que até se intitula Linha 4 do Metrô, na verdade seria isso aqui...

ver essa imagem aqui:


retirado do site do metrô sobre o PDTT:

http://www.metro.df.gov.br/?page_id=40044
Reply With Quote
     
     
  #1432  
Old Posted Jan 25, 2019, 12:14 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,468
A dúvida é, se for fazer igual no final da Asa Sul, aonde o VLT vem do terminal sul e antes de chegar no final da Avenida W3, ele entra num túnel, passa por debaixo do viaduto e perto da 716 sul, o VLT volta a superfície.

Mas se for fazer isso, não teremos mais uma estação em frente do Shopping Boulevard. Aí sim, poderia ter a curva que for, seria subterrânea, e o VLT somente voltaria a superfície em frente da 2a Delegacia de Policia. E para novamente entrar num novo túnel para chegar ao Terminal Norte. A duvida cruel é, justamente ali no final da W3 norte, num projeto que vi, teria integração, BRT, ônibus e VLT na superfície e Metrô no Subsolo...

E para integra-los no Terminal Norte, o VLT teria de passar em superfície e o Metrô no subsolo, a não ser que o Metrô venha por de trás da 2a DP, e ali tem uma pista, e dá para o metrô passar por ali no Subsolo, somente resta saber se existe uma adutora da CAESB para não atrapalhar as escavações.
Reply With Quote
     
     
  #1433  
Old Posted Jan 25, 2019, 2:13 AM
BSB2008 BSB2008 is offline
Registered User
 
Join Date: Aug 2013
Posts: 78
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
A dúvida é, se for fazer igual no final da Asa Sul, aonde o VLT vem do terminal sul e antes de chegar no final da Avenida W3, ele entra num túnel, passa por debaixo do viaduto e perto da 716 sul, o VLT volta a superfície.
Túnel? O VLT não passaria no canteiro central da pista vindo do TAS para passar sob o viaduto? Não foi para isso que deixaram aquele espaço lá?

Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Mas se for fazer isso, não teremos mais uma estação em frente do Shopping Boulevard. Aí sim, poderia ter a curva que for, seria subterrânea, e o VLT somente voltaria a superfície em frente da 2a Delegacia de Policia. E para novamente entrar num novo túnel para chegar ao Terminal Norte. A duvida cruel é, justamente ali no final da W3 norte, num projeto que vi, teria integração, BRT, ônibus e VLT na superfície e Metrô no Subsolo.
Meio confuso tudo isso... Sim, o TAN era para ser onde hj tem o Boulevard Shopping. Só que o Boulevard foi mais rápido, e agora o TAN será depois do Atacadão. E nada de túnel pro VLT, a curva é em superfície mesmo, com possibilidade de estação em frente do shopping.
Reply With Quote
     
     
  #1434  
Old Posted Jan 25, 2019, 10:33 AM
salengasss salengasss is offline
Registered User
 
Join Date: May 2011
Posts: 1,581
Quote:
Originally Posted by MAMUTE View Post
GDF lança edital para projetos do VLT entre Plano Piloto e Aeroporto

A empresa responsável pelos estudos deverá avaliar a retirada de circulação de todos os ônibus que trafegam na W3

O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou, nesta quarta-feira (23/1), o edital de chamamento de manifestação de interesse para a implantação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na via W3. O comunicado foi publicado no Diário Oficial do DF. Neste primeiro momento, a Secretaria de Transporte e Mobilidade solicita a apresentação de projetos, estudos, levantamentos ou investigações para a construção do novo modal.

O objetivo do governo é firmar uma parceria público-privada para viabilizar o empreendimento. O projeto deve levar em conta um sistema de transporte ligando os terminais da Asa Sul e da Asa Norte, passando pela W3 e chegando até o Aeroporto Internacional de Brasília.

Ao total, serão 22 km de linha, com alimentação elétrica – podendo ser utilizadas outras tecnologias. A empresa responsável pelos estudos deverá avaliar a retirada de circulação de todos os ônibus que trafegam na W3. Além disso, prever um sistema de circulação para bicicletas e pedestres entras as quadras 600 e 900.

De acordo com o edital, a operação e manutenção do VLT será feito por uma concessionária privada. “As pessoas jurídicas que pretendam apresentar projetos, estudos, levantamentos ou investigações, deverão apresentar requerimento junto à SEMOB, no prazo de até 15 dias úteis a partir da data da publicação deste edital”. Depois dessa data, elas precisarão apresentar suas propostas em até 120 dias corridos.

As empresas devem ter qualificação completa, com documentos que comprovem sua regularidade fiscal e trabalhista. Além disso, deverá demonstrar ter experiência na realização de projetos de PPPs e de VLTs.

Trilhos para outros destinos
A partir do fim de janeiro, o trem que ligará Brasília a Valparaíso (GO) vai funcionar em caráter experimental por 30 dias. Logo após esse período, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passará a operar em fase de testes durante seis meses, quando os passageiros poderão conhecer o trajeto e o novo tipo de transporte.

A estreia do novo trajeto só foi possível graças à linha férrea já existente, hoje exclusiva para o transporte de cargas, e que será adaptada para a condução de passageiros. Com 18 metros de comprimento por vagão, as três unidades terão capacidade de transportar até 600 pessoas por viagem. Internamente, há cadeiras fixas, alças de teto e ambiente climatizado. Embora consiga alcançar velocidade de até 76 km/h, a viagem não deve durar menos que uma hora e meia para transpor os 45 km de trilhos que separam Brasília e Valparaíso.

O projeto do GDF também prevê a construção de um VLT ligando a Avenida Hélio Prates ao Eixo Monumental. As informações estão contidas no Relatório do Governo de Transição 2019-2022, produzido pela equipe do governador Ibaneis Rocha (MDB) nos dois meses que sucederam as eleições.

No planejamento da equipe emedebista, há previsão de compra de 30 carros para transportar os usuários do sistema pelos 22 quilômetros que separam as duas regiões administrativas. O prazo para a execução das obras é de dois a quatro anos.



Moradores do Recanto das Emas também devem ficar atentos aos planos de Ibaneis para a mobilidade. O mesmo relatório sugere a construção de um VLT entre o Recanto das Emas e Taguatinga.

Neste caso, para vencer os cerca de 15 quilômetros, o Governo do Distrito Federal (GDF) prevê a compra de 22 carros do VLT. O empreendimento ficaria pronto, no máximo, até 2023, segundo as projeções.

Veja:



A proposta do grupo do primeiro escalão do novo governo é ressuscitar o VLT que liga o Aeroporto Juscelino Kubitschek à W3 Sul e à W3 Norte.

Veja:

Informações sobre traçado e valor das obras dos três projetos do VLT serão conhecidas ao longo da execução dos projetos, pois o relatório não prevê o custo das intervenções nem de onde viriam os recursos.

Promessas antigas
O projeto de Ibaneis para levar o VLT do Aeroporto JK à W3 Sul não é novo. Em 2012, a obra chegou a ser anunciada como uma das principais intervenções para a Copa do Mundo realizada em 2014, mas, após inúmeros questionamentos da Justiça e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), acabou retirada da Matriz de Responsabilidades do Mundial.

Somente o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pediu cinco vezes a anulação do contrato. O órgão entendeu existirem indícios de que um estudo de impacto ambiental não havia sido realizado, pois as obras previam a derrubada de árvores na W3.

Um ano antes, o então governador, Agnelo Queiroz (PT), chegou a anunciar que haveria nova licitação, mas o certame não avançou. O VLT foi orçado em R$ 1,5 bilhão, com percurso que ligaria o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek ao final da Asa Norte, em um trajeto de 22,6 quilômetros, além de 25 estações.






https://www.metropoles.com/distrito-...to-e-aeroporto
Apresentar as propostas em 120 dias corridas! Piada pronta... Haja reequilíbrio econômico-financeiro! O Ibaneis tem que assentar a cabeça e fazer as coisas com calma, para não ser necessário refazê-las!
Reply With Quote
     
     
  #1435  
Old Posted Jan 25, 2019, 5:12 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,468
Quote:
Originally Posted by salengasss View Post
Apresentar as propostas em 120 dias corridas! Piada pronta... Haja reequilíbrio econômico-financeiro! O Ibaneis tem que assentar a cabeça e fazer as coisas com calma, para não ser necessário refazê-las!
Sale é necessário sim fazer, pois a tecnologia de 10 anos atrás já mudou. Pois agora adivinha, o projeto anterior, fora feito com GDF fazendo uma licitação para um Sistema Público.

Agora o Sistema será Privado, portanto, a PPP inclusive irá falar de onde o GDF vai tirar recursos para turbina o VLT, com certeza usando terras da Terracap na jogada.
Reply With Quote
     
     
  #1436  
Old Posted Feb 1, 2019, 9:15 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,092
GDF leva serviços públicos às estações do metrô





Os serviços públicos do Governo do Distrito Federal estarão mais próximos do cidadão. Em uma parceria entre o Metrô-DF e o GDF, diversos órgãos do governo vão ocupar salas nas estações para fazer o atendimento, entre elas a de Juventude e da Mulher. Os secretários Léo Bijos e Ericka Filippelli, respectivamente, visitaram alguns espaços nesta quarta-feira (30) acompanhados do vice-governador do DF, Paco Britto.

“A pedido do governador Ibaneis Rocha, estamos fazendo uma série de visitas às estações do metrô para avaliar os espaços e a possibilidade de eles abrigarem algumas secretarias que tenham o atendimento ao cidadão como principal atividade”, afirmou o vice-governador.

Para o presidente do Metrô-DF, Handerson Ribeiro, a vantagem da iniciativa é de facilitar para as pessoas o acesso ao poder público. “O metrô é o transporte mais democrático que existe. Cerca de 175 mil pessoas passam por aqui diariamente, de todas as classes. O cidadão irá, assim, perceber a presença do Estado e ter acesso mais facilmente ao aparelho público”.

A previsão é que outras secretarias também ocupem espaços nas estações, como a Secretaria de Atendimento ao Cidadão e a Administração do Plano Piloto.

Segundo a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, no local serão oferecidos, além do acolhimento, atendimento psicossocial e jurídicos. “Vamos abrir espaço para os Serviços Integrados da Casa da Mulher, que são nossos órgãos parceiros: Defensoria Pública; Ministério Público e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)”, frisa a secretária.

Facilidade de deslocamento

Éricka evidencia que a iniciativa é de grande relevância porque, muitas vezes, as mulheres não têm como se deslocar até aos órgãos públicos. “É uma facilidade de deslocamento e de acesso às nossas atividades”, afirma.

O secretário de Juventude, Léo Bijos, foi conhecer um dos espaços, na estação 110 Sul, e disse que é fundamental usar as galerias do metrô para ser um ponto de atendimento para os jovens. “Nossa ideia é transformar esse atendimento em um grande Coworking, onde o jovem possa conviver e se desenvolver, ser um Centro de Interação e Formação de Cidadania”.

Alguns órgãos já realizam atendimentos nas estações do metrô, a exemplo do DF Trans, na área externa da Estação Galeria; Secretarias de Desenvolvimento Social, na 102 Sul (eixo W); Farmácia de Alto Custo da Secretaria de Saúde (Eixos L Norte e L Sul – 102 Sul); Secretaria de Justiça (Eixo W – 114 Sul) ; Núcleo de Atendimento Órteses e Próteses da Secretaria de Saúde – Eixo L Sul – 114 Sul); Secretaria de Fazenda (Eixos L Norte e L Sul – 108 Sul); Coordenação do Idoso (Eixos W, L Norte e L Sul – 112 Sul).










http://www.pensemobilidade.com.br/20...blicos-as.html
__________________
Concordou? Comente! Gostou? Comente! Discordou? Comente! Deixe sua Opinião!

Cadastre-se e Comente!
Reply With Quote
     
     
  #1437  
Old Posted Feb 1, 2019, 2:14 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,468
Sinceramente, como as galerias das estações são acanhadas, deveria ser serviços comerciais, e os serviços públicos, deveriam instalar apenas nas estações centrais.
Reply With Quote
     
     
  #1438  
Old Posted Feb 12, 2019, 12:05 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,468
Por essa ninguém dos sindicatos esperava, principalmente das Estatais....

Então, TCB, Metrô, CEB, CAESB entre outras.... É agora que choradeira começa.

TST: funcionários de estatais não podem fazer greve contra privatização

Fonte: http://blogs.correiobraziliense.com....-privatizacao/
Reply With Quote
     
     
  #1439  
Old Posted Feb 25, 2019, 4:27 PM
MikeVonJ's Avatar
MikeVonJ MikeVonJ is offline
Am I bovvered?
 
Join Date: Sep 2011
Location: Brasilia
Posts: 540
O VLT até Valparaíso começou os testes já? Alguma notícia?
Reply With Quote
     
     
  #1440  
Old Posted Feb 26, 2019, 1:11 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,468
Quote:
Originally Posted by MikeVonJ View Post
O VLT até Valparaíso começou os testes já? Alguma notícia?
A novidade é.... a Chuva atrapalhou a entrega do VLT e as obras nas vias, normal...
Reply With Quote
     
     
This discussion thread continues

Use the page links to the lower-right to go to the next page for additional posts
 
 
Reply

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte
Forum Jump



Forum Jump


All times are GMT. The time now is 7:53 AM.

     
SkyscraperPage.com - Archive - Privacy Statement - Top

Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2024, vBulletin Solutions, Inc.