HomeDiagramsDatabaseMapsForum About
     

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte


Reply

 
Thread Tools Display Modes
     
     
  #1581  
Old Posted Aug 16, 2014, 3:16 PM
Paulotrr's Avatar
Paulotrr Paulotrr is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2012
Posts: 275
Cheguei ontem de viagem e dei uma rápida olhada nas iniciativas em andamento, bem como na operação do AIJK. De fato, há algumas constatações bem evidentes, além de surpresas.

1. Definitivamente, o Píer Sul PERTENCE à TAM, e ponto final. Todos os aviões da empresa estacionam daquele lado do aeroporto, seja em finger ou remota.
2. Gol e Avianca dividem o Píer Norte, e a Gol opera no corpo do TPS. Contudo, a metade do corpo central próxima ao lado Norte está interditada, pois estão em curso as obras de padronização dos portões de embarque. Não há espaço no Terminal 1 para a Azul.
3. No embarque, já estão em curso as obras de finalização dos balcões de check-in que eram utilizados pela TAM.
4. No desembarque internacional, já é visível para quem está do lado de fora a nova loja do Duty Free. Em BSB haverá uma inversão ... O passageiro internacional passará primeiro pela alfândega (leia-se Receita Federal) e depois, para sair, atravessa o Duty Free. A loja aparenta ser enorme ! O engraçado é que é bem visível para quem está fora, esperando os passageiros saírem ...
5. Honestamente, acho que a Inframerica precisa urgentemente colocar um pouco de ordem na área de alimentação dos Piers ... Ontem, ao chegar, havia um tumulto enorme, com passageiros embarcando, desembarcando, comendo, andando ... Ou seja, nas horas de pico o meio do Píer fica intransitável ... Os restaurantes deveriam ficar voltados para o pátio ... Liberando o centro do prédio para trânsito de passageiros ...
6. Aliás, essa discussão remete a uma outra mais antiga discutida aqui no fórum: fica a sensação de que, nas horas de pico, o terminal já estaria saturado mesmo tendo sido ampliado ! Tanto no pátio quanto no terminal, ainda há um certo aperto em horas de maior tráfego ... Tudo bem que algumas obras ainda estão em andamento no terminal ... Mas acho que a Inframerica deve estar repensando como fará a continuidade da ampliação ...
7. As obras estão claramente em ritmo mais lento ... A Inframerica deve estar tomando fôlego depois da correria inicial ... Creio que "coisas grandes" vão esperar para 2015 ...
8. Por fim, ainda há a questão do Satélite. Amigos meus relatam que a operação internacional, embora tenha melhorado, ainda deixa a desejar ... E tende a piorar com novos vôos ou mesmo a utilização de aeronaves maiores de forma simultânea. A Inframerica havia definido a expansão do espaço internacional como prioridade até 2016 (dai a decisão de concluir o Píer Norte em um primeiro momento) ... Mas ainda não se sabe como isso será feito ...
Reply With Quote
     
     
  #1582  
Old Posted Aug 16, 2014, 10:11 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Concordo em tudo que você falou, mas devemos salientar que o povo brasileiro não é organizado, portanto, tudo que é planejado para gringos não funciona aqui. Até mesmo porque, a educação do brasileiro é desobedecer Leis e Regulamentos. Igual nas esteiras, tem que sinalizar o sentido das esteiras? Claro que não deveria. Parece igual shoppings, aonde o povo sabe que tem uma escada que desce e outra que sobe. Mas tem gente que insiste tentar subir numa escada que desce.

Se essa saturação que você diz se concretizar, irá forçar a Inframérica antecipar outras etapas. Com certeza.

O corredor da Dufry vai ser semelhante a esse aqui...


Last edited by pesquisadorbrazil; Aug 17, 2014 at 5:01 AM.
Reply With Quote
     
     
  #1583  
Old Posted Aug 17, 2014, 4:41 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Sinceramente eu acho que a obra antecipada vai ser essa aqui. Sem contar que os vôos domésticos podem ser remanejados para outras áreas do aeroporto, para complementação do Píer Norte. Detalhe, a imagem é OFICIAL da Inframérica a respeito do cronograma do aeroporto para 2016. Então anteciparam em 2 anos a maior parte do Píer Norte.


Agora imaginar que o futuro aeroporto de Planaltina terá 12 píer com 14 fingers cada um, fazendo o futuro aeroporto ficar com 168 fingers. Praticamente o novo aeroporto poderá receber 15 mil paxs hora. Algo entorno de 3x a capacidade do aeroporto de Brasília, chegando aos incriveis 132 milhões de paxs ao ano em 2060. Até lá, vamos caminhar de muletas em Brasília rs...

Last edited by pesquisadorbrazil; Sep 3, 2014 at 7:47 AM.
Reply With Quote
     
     
  #1584  
Old Posted Aug 17, 2014, 4:58 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
AIJK - Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek
SBBR

Cronograma de Obras 2014-2031


2014


2016


2021


2031

Last edited by pesquisadorbrazil; Sep 3, 2014 at 7:48 AM.
Reply With Quote
     
     
  #1585  
Old Posted Aug 17, 2014, 5:02 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
E a área da Dufry é similar ao corredor internacional do Park Shopping. Somente não sei como ficou a configuração da Dufry Aeroporto. Sei que terá 14 lojas (ou como queiram marcas), distribuídas no espaço.

Reply With Quote
     
     
  #1586  
Old Posted Aug 17, 2014, 5:36 AM
enioaugusto7413 enioaugusto7413 is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2014
Posts: 124
Concordo plenamente com o que o Paulo disse. A ala internacional está sendo um dilema para a Inframérica. No momento , se o número de voos internacionais for ampliado a situação ira tender a piorar do jeito que está. Como eu já havia postado aqui recentemente , quando o satélite começar a ser demolido para ampliação do píer norte , isso irá causar muitos transtornos para os passageiros da ala internacional.

Em outubro , a Delta irá começar a operar com o 767-300 e o portão 1 , que é o portão onde costuma estacionar o avião da Delta , não tem condições de receber uma aeronave do tamanho do 767-300. Provavelmente ele irá estacionar nos portões 3 ou 4 e após o desembarque dos passageiros e a retirada das bagagens , o avião deverá ser levado para o pátio que fica no setor de hangares , como era feito antigamente.

Eu tenho duas perguntas para fazer: além do satélite , tem algum outro lugar no aeroporto que tem condições de receber aeronaves do tipo wide body ? Existe alguma possibilidade de as companhias aéreas que operam com aviões wide body como a TAP e a Air France suspenderem seus voos para Brasília durante o período das obras de ampliação do píer norte ?

Eu acredito que o mais provável que aconteça é que o píer norte seja também utilizado para os voos internacionais enquanto o píer não ficar totalmente pronto. Como o número de aviões wide body que operam no AIJK ainda é muito pequeno , não haveria problema eles passarem a estacionar no píer norte e com isso alguns voos domésticos provavelmente serão remanejados para estacionamentos remotos , como disse o pesquisadorbrasil. Provavelmente alguns estacionamentos para aeronaves do píer norte terão uma orientação marcada com o número do portão mais a letra A , exatamente para receber esse tipo de aeronave , como acontecia antes no antigo portão 12/12A em que o 12 era para aeronaves menores e o 12A era para aeronaves wide body.
Reply With Quote
     
     
  #1587  
Old Posted Aug 17, 2014, 12:56 PM
Paulotrr's Avatar
Paulotrr Paulotrr is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2012
Posts: 275
Quote:
Originally Posted by enioaugusto7413 View Post

...

Eu tenho duas perguntas para fazer: além do satélite , tem algum outro lugar no aeroporto que tem condições de receber aeronaves do tipo wide body ? Existe alguma possibilidade de as companhias aéreas que operam com aviões wide body como a TAP e a Air France suspenderem seus voos para Brasília durante o período das obras de ampliação do píer norte ?

Eu acredito que o mais provável que aconteça é que o píer norte seja também utilizado para os voos internacionais enquanto o píer não ficar totalmente pronto. Como o número de aviões wide body que operam no AIJK ainda é muito pequeno , não haveria problema eles passarem a estacionar no píer norte e com isso alguns voos domésticos provavelmente serão remanejados para estacionamentos remotos , como disse o pesquisadorbrasil. Provavelmente alguns estacionamentos para aeronaves do píer norte terão uma orientação marcada com o número do portão mais a letra A , exatamente para receber esse tipo de aeronave , como acontecia antes no antigo portão 12/12A em que o 12 era para aeronaves menores e o 12A era para aeronaves wide body.
O corpo central pode receber aviões widebody. Adicionalmente, em minha última viagem pelo Pier Norte, observei que as posições externas desse Pier possuem marcações de estacionamento para esse tipo de aeronave também ... ou seja, a Inframérica cogita sim estacionar aviões maiores em todo o lado externo do Pier Norte ... pode ser um indicativo sobre o planejamento para a conclusão da área internacional.

Agora, a notícia estranha que circula no SSC (começou no thread do Aeroporto de Natal) é que a Inframérica está toda endividada. Assim, em Natal não haveria nenhum novo investimento tão cedo. Reflexos em BSB ? Resta saber se isso é verdade ... convém ficar de olho no ritmo das obras ...
Reply With Quote
     
     
  #1588  
Old Posted Aug 17, 2014, 9:15 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Quote:
Originally Posted by Paulotrr View Post
O corpo central pode receber aviões widebody. Adicionalmente, em minha última viagem pelo Pier Norte, observei que as posições externas desse Pier possuem marcações de estacionamento para esse tipo de aeronave também ... ou seja, a Inframérica cogita sim estacionar aviões maiores em todo o lado externo do Pier Norte ... pode ser um indicativo sobre o planejamento para a conclusão da área internacional.

Agora, a notícia estranha que circula no SSC (começou no thread do Aeroporto de Natal) é que a Inframérica está toda endividada. Assim, em Natal não haveria nenhum novo investimento tão cedo. Reflexos em BSB ? Resta saber se isso é verdade ... convém ficar de olho no ritmo das obras ...
Eu participo do forum Radar, e eles apenas mencionaram algo a respeito. Primeiramente, endividada porque? Eles receberam grana do BNDES. Outro ponto, eles tinham um cronograma para ser cumprido. E como eu salientei. Eles ANTECIPARAM etapas que somente iriam ocorrer em 2016.

Existe um planejamento, portanto é só ver as placas das obras. Lá tem tudo especificado. Sem contar que atrasos em geral ocorrem, até mesmo nessa hora, igual aconteceu, tiveram de incluir obras que não estavam previstas.

Portando, tem obras que não cabe a Inframérica, ela tem apenas a incumbência de fiscalizar. Como atraso do restaurante RedLobster e da megasotre da Dufry, as obras estão atrasadas pelas próprias empresas e não pela Inframérica. Inclusive conversei com o operador da RedLobster. Ele mesmo me afirmou que o atraso se deve a divergências entre o arquiteto da IMC (que é masterfranqueado) e a própria RedLobster (franqueadora). O mesmo ocorreu com a Dufry, aonde muitas lojas que eles convidaram recusaram o convite, como por exemplo a Hugo Boss.
Reply With Quote
     
     
  #1589  
Old Posted Aug 17, 2014, 10:42 PM
enioaugusto7413 enioaugusto7413 is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2014
Posts: 124
Concordo com você , Paulo. É bem capaz da parte externa do píer norte ser utilizada para os voos internacionais durante o período em que o píer estiver sendo ampliado. Os antigos portões 10 e 11 que ficam no corpo central poderiam ser utilizados em uma eventual emergência caso a parte externa do píer norte fique lotada de voos internacionais.

Eu fico imaginando se a Webjet não tivesse falido , o caos que teria sido durante a época da construção dos píeres. Eu acredito que a Webjet também seria excluída dos píeres como a Azul atualmente. Provavelmente a Webjet ficaria somente com o pátio do setor dos hangares.
Reply With Quote
     
     
  #1590  
Old Posted Aug 17, 2014, 10:54 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Agora se a Azul realmente mudar as suas aeronaves operadas em Brasília, ela irá para o terminal 1. Agora se continuar com atuais aviões, dificilmente deixará o terminal 2.
Reply With Quote
     
     
  #1591  
Old Posted Aug 17, 2014, 11:17 PM
Paulotrr's Avatar
Paulotrr Paulotrr is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2012
Posts: 275
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Eu participo do forum Radar, e eles apenas mencionaram algo a respeito. Primeiramente, endividada porque? Eles receberam grana do BNDES. Outro ponto, eles tinham um cronograma para ser cumprido. E como eu salientei. Eles ANTECIPARAM etapas que somente iriam ocorrer em 2016.

Existe um planejamento, portanto é só ver as placas das obras. Lá tem tudo especificado. Sem contar que atrasos em geral ocorrem, até mesmo nessa hora, igual aconteceu, tiveram de incluir obras que não estavam previstas.

Portando, tem obras que não cabe a Inframérica, ela tem apenas a incumbência de fiscalizar. Como atraso do restaurante RedLobster e da megasotre da Dufry, as obras estão atrasadas pelas próprias empresas e não pela Inframérica. Inclusive conversei com o operador da RedLobster. Ele mesmo me afirmou que o atraso se deve a divergências entre o arquiteto da IMC (que é masterfranqueado) e a própria RedLobster (franqueadora). O mesmo ocorreu com a Dufry, aonde muitas lojas que eles convidaram recusaram o convite, como por exemplo a Hugo Boss.
De fato Pesquisa ... Em BSB teve grana do BNDES ... Então o problema, se existir, provavelmente diz respeito à situação de Natal ... E houve uma significativa antecipação de obras ... Veja que o quadro que você postou diz que o volume total de passageiros em 2016 seria cerca de 24 milhões, mas a Inframerica diz que essa capacidade já estaria atingida agora. A grande questão é saber como será o ritmo das próximas intervenções estruturais, visto que as lojas e restaurantes seguem se instalando ...
Reply With Quote
     
     
  #1592  
Old Posted Aug 17, 2014, 11:54 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Agora eu sei que a Inframérica terá de aumentar a rentabilidade do aeroporto, o que seria isso. Lógico aumentar consideravelmente o número de pontos comerciais, leia-se novas lojas, hotéis, locadoras e áreas afins. Pois ganhará tanto no aluguel como no próprio faturamento de cada estabelecimento. Sei que do masterplan, eles irão disponibilizar novas áreas para hotéis.
Reply With Quote
     
     
  #1593  
Old Posted Aug 18, 2014, 3:05 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Novas...
Brasília está na mira de uma importante companhia aérea asiática. Após o sucesso de voos ligando a capital federal aos Estados Unidos e Europa, empresa importante do setor está nos finalmentes para a viabilização do trecho ligando o DF até Singapura.

...rotas
A previsão é que até o final do ano a nova rota seja autorizada. Assunto tratado com sigilo. Outro trecho ligando Brasília a Santiago do Chile também está sendo estudado. A verdade é que Brasília se tornou filé mignon para companhias internacionais.


Contraste
Falando em companhias áreas, as americanas que ligam Brasília aos Estados Unidos deixam muito a desejar. Usam modelos Boeing 757 desconfortáveis, ao contrário de empresas europeias, que usam aviões mais modernos e maiores nas rotas para Brasília.


Last edited by pesquisadorbrazil; Sep 3, 2014 at 7:49 AM.
Reply With Quote
     
     
  #1594  
Old Posted Aug 18, 2014, 12:15 PM
enioaugusto7413 enioaugusto7413 is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2014
Posts: 124
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Novas...
Brasília está na mira de uma importante companhia aérea asiática. Após o sucesso de voos ligando a capital federal aos Estados Unidos e Europa, empresa importante do setor está nos finalmentes para a viabilização do trecho ligando o DF até Singapura.

...rotas
A previsão é que até o final do ano a nova rota seja autorizada. Assunto tratado com sigilo. Outro trecho ligando Brasília a Santiago do Chile também está sendo estudado. A verdade é que Brasília se tornou filé mignon para companhias internacionais.


Contraste
Falando em companhias áreas, as americanas que ligam Brasília aos Estados Unidos deixam muito a desejar. Usam modelos Boeing 757 desconfortáveis, ao contrário de empresas europeias, que usam aviões mais modernos e maiores nas rotas para Brasília.

Fonte
Você tem razão , pesquisador. Recentemente , meu irmão viajou para Montreal no Canadá e pegou aquele voo da Delta que vai para Atlanta para depois pegar o voo para Montreal. Ele me falou que o 757 é muito desconfortável para uma viagem de mais de 8 horas. Ainda bem que a Delta vai passar a usar o 767-300 a partir de outubro. Espero que a American faça o mesmo.
Reply With Quote
     
     
  #1595  
Old Posted Aug 19, 2014, 3:59 AM
rukairo's Avatar
rukairo rukairo is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2013
Location: BSB
Posts: 152
Bom saiu os dados do DOT, do mês de Fevereiro de 2014, foi um mês bem fraco, a que teve as piores taxas no geral foi a American Airlines, inclusive das rotas saindo de Guarulhos- GRU, mas irei colocar só os dados dos voos de BSB, apesar do mês fraco, os voos saindo da capital federal até que tiveram boa performance se comparando com outras praças. Segue dados:

TAM

VOOS ROTAS OCUPAÇÃO ASSENTOS PAX CARGA
16 BSB-MIA 93.38% 3280 3063 5,357

16 MIA-BSB 99.45% 3280 3262 158,158


AMERICAN AIRLINES
VOOS ROTAS OCUPAÇÃO ASSENTOS PAX CARGA
27 BSB-MIA 60.44% 4752 2872 469

27 MIA-BSB 78.42% 4676 3667 2,893


DELTA AIRLINES
VOOS ROTAS OCUPAÇÃO ASSENTOS PAX CARGA CORREIO


26 BSB-ATL 81.90% 4338 3553 58

26 ATL-BSB 84.96% 4342 3689 378
Reply With Quote
     
     
  #1596  
Old Posted Aug 19, 2014, 9:54 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Eu acho que Brasília deveria ter voos diretos para os países dos BRICS (Rússia, Índia, China e África do Sul) e G7 (Estados Unidos, Canadá - União Europeia - França, Alemanha, Itália, Reino Unido e o Japão).

Assim o Brasil e sua capital estaria conectado com todo mundo. Mas será bem vindo os voos para Dubai, Qatar e Cingapura. A cidade precisa se desenvolver, não precisamos ficar amarrados como muitos desejam apenas como uma cidade administrativa. Pior são as expectativas para o crescimento da RM de Brasília para o futuro, podendo chegar a 8 milhões em poucos anos. Ter um crescimento desses sem desenvolver indústrias aqui vai ser insuportável, se temos 200 mil desempregados (acho que não se incluem os moradores do entorno), imagine com o dobro do povo morando aqui.
Reply With Quote
     
     
  #1597  
Old Posted Aug 19, 2014, 10:01 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Estive vendo os números dos aeroportos de Paris. Um movimentou 26 milhões com 3 pistas de pousos e decolagens e 61 em outro aeroporto com 4 pistas de pousos de decolagens. Portanto, ninguém sabe realmente se realmente esses 41 milhões de paxs de Brasília quando atingirá esse movimento. Será que a Inframérica vai represar o avanço do movimento ou vai expandir indefinidamente o aeroporto. E pelas perspectivas vai ser de grande crescimento nos próximos anos.
Reply With Quote
     
     
  #1598  
Old Posted Aug 19, 2014, 12:26 PM
salengasss salengasss is offline
Registered User
 
Join Date: May 2011
Posts: 1,574
A Lufthansa promete há muitos anos um voo ligando Brasília à alguma cidade alemã. Ate agora, nada?
Reply With Quote
     
     
  #1599  
Old Posted Aug 19, 2014, 12:37 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Quote:
Originally Posted by salengasss View Post
A Lufthansa promete há muitos anos um voo ligando Brasília à alguma cidade alemã. Ate agora, nada?
Mizifi depende de acordos bilaterais. Pelo menos durante o governo petistas esses acordos tem sido rápidos. Bem difernete do governo de FHC. Se Aécio vencer, as vacas magras literalmente voltarão para Brasília, eu digo em todos sentidos. Então se Dilma ou Marina vencer, está de bom tamanho. Basta de retrocesso.
Reply With Quote
     
     
  #1600  
Old Posted Aug 19, 2014, 6:21 PM
salengasss salengasss is offline
Registered User
 
Join Date: May 2011
Posts: 1,574
Lá vem o Pesquisa com a mesma ladainha..... como se o PT fosse o salvador da pátria. Dai-me paciência!
Reply With Quote
     
     
This discussion thread continues

Use the page links to the lower-right to go to the next page for additional posts
 
 
Reply

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte
Forum Jump


Thread Tools
Display Modes

Forum Jump


All times are GMT. The time now is 6:48 AM.

     
SkyscraperPage.com - Archive - Privacy Statement - Top

Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2024, vBulletin Solutions, Inc.